Construção Sociocultural de Marcas: Um Estudo de Caso
Abstract
Embora a investigação sobre a temática de construção de marcas seja amplamente presente em pesquisas acadêmicas, a disseminação das mídias sociais provoca a sociedade acadêmica a refletir sobre suas implicações no patrimônio de marca. O presente estudo buscou pesquisar como as empresas negociam significados de marca com consumidores e árbitros culturais, no ambiente das mídias sociais. Estudou-se o caso do vídeo “Na Lata”, do coletivo de humor Porta dos Fundos, como pista metodológica para pesquisa da conduta da empresa The Coca-Cola Company quanto à gestão de marcas no ambiente de mídias sociais. Os resultados foram apresentados em dois blocos: primeiramente, mostrou-se a negociação de significados de marca associada ao conteúdo publicado pelo Porta dos Fundos; em seguida, foi discutido o modelo de gestão de marcas da empresa no contexto das mídias sociais. O trabalho contribuiu para o entendimento da construção coletiva e cultural de significados das marcas.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.