Percepção de Preço, Autocontrole e Arrependimento Pós-Compra: Um Estudo Com Consumidores de Compra Coletiva
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de preço do consumidor no processo de decisão de compra no ambiente de compra coletiva online em relação ao autocontrole e como isso afeta o arrependimento do consumidor. Para realização do estudo foi feita uma pesquisa com abordagem de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 173 respondentes. A realização da coleta dos dados foi mediante a aplicação de uma survey. Os resultados apontam que a forma como o preço é disposto nos sites de compra coletiva influência na percepção de preço dos consumidores de maneira positiva, entretanto não impacta negativamente no autocontrole dos mesmos, ou seja, favorecendo uma compra não planejada que poderia causar um arrependimento pós-compra. Além disso, a manutenção do autocontrole, isto é, a decisão por não realizar a compra mesmo diante da percepção de preço baixo, também não leva ao arrependimento.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

