Percepção de Preço, Autocontrole e Arrependimento Pós-Compra: Um Estudo Com Consumidores de Compra Coletiva

Palavras-chave: Percepção de preço, Autocontrole, Arrependimento, Compra coletiva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de preço do consumidor no processo de decisão de compra no ambiente de compra coletiva online em relação ao autocontrole e como isso afeta o arrependimento do consumidor. Para realização do estudo foi feita uma pesquisa com abordagem de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 173 respondentes. A realização da coleta dos dados foi mediante a aplicação de uma survey. Os resultados apontam que a forma como o preço é disposto nos sites de compra coletiva influência na percepção de preço dos consumidores de maneira positiva, entretanto não impacta negativamente no autocontrole dos mesmos, ou seja, favorecendo uma compra não planejada que poderia causar um arrependimento pós-compra. Além disso, a manutenção do autocontrole, isto é, a decisão por não realizar a compra mesmo diante da percepção de preço baixo, também não leva ao arrependimento.

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Biografia do Autor

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela FEA/USP. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE. Foi bolsista Fulbright para o estágio doutoral nos EUA (Julho-2014/Maio-2015), durante esse período foi Visiting Scholar na Questrom School of Business, Boston University e Audit Student na Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Líder do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) cadastrado no Diretório do CNPq. É Editor da CBR - Consumer Behavior Review. É Editor Assistente da RGSA - Revista de Gestão Social e Ambiental. Tem experiência de coordenação de curso de graduação e pós-graduação (lato sensu). É revisor e possui artigos publicados (e aceitos para publicação) em periódicos (e congressos) internacionais e nacionais, tais como: Computers in Human Behavior (A1), RAC (A2), RAUSP (A2), RAP (A2), RBGN (A2), BBR (A2), Cadernos EBAPE.BR (A2), O&S (A2), entre outros. Possui projetos de pesquisa com fomento do CNPq, CAPES e FACEPE. Áreas de interesse: Bem-estar do consumidor, com ênfase na tomada de decisão para: consumo sustentável, saúde e alimentação, atividades turísticas e finanças pessoais, com o uso de designs experimentais e análise multivariada de dados.

Débora Wilma Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru. Participa do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor - GPCC da UFPE.

Patrícia de Oliveira Campos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC da UFPE, Campos Caruaru. Graduada em Administração pela UFPE. Atuou como Estagiária na empresa Acumuladores Moura S/A, empresa multinacional no setor de acumuladores de energia. Atuou como bolsista de iniciação científica do CNPq na linha de pesquisa Comportamento do Consumidor. É integrante do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) cadastrado no Diretório do CNPq. Foi integrante e ministrante dos cursos de extensão cadastrados no SIGProj/UFPE, a saber: Normas ABNT - Curso Básico sobre Formatação; Curso de Inglês Básico para Universitários; Curso de Matemática Básica e Raciocínio Lógico. Atuou como Bolsista de Desenvolvimento Profissional (BDP) no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC/UFPE) durante quatro anos (2015-2019). Foi monitora durante quatro semestres da disciplina Estatística para Administração. Realizou Intercâmbio durante 5 meses na Nova Zelândia pelo Programa Ganhe o Mundo, durante esse período frequentou o Garin College. Interesse de pesquisa na área do comportamento do consumidor com foco no bem-estar.

Publicado
2020-12-10
Como Citar
Costa, M. F. da, Silva, D. W. O. da, & Campos, P. de O. (2020). Percepção de Preço, Autocontrole e Arrependimento Pós-Compra: Um Estudo Com Consumidores de Compra Coletiva. Revista Interdisciplinar De Marketing, 10(2), 121-137. https://doi.org/10.4025/rimar.v10i2.51975
Seção
Artigos