Percepção de Preço, Autocontrole e Arrependimento Pós-Compra: Um Estudo Com Consumidores de Compra Coletiva

Abstract

This study aims to analyze the perception of the consumer price in the buying decision process in the online collective buying environment in relation to self-control and how it affects consumer repentance. The study was conducted through a descriptive and explanatory research with quantitative approach. The sample consisted of 173 respondents. The results show that the way the price is provided on the web pages of collective buying influence on the price perception of consumers in a positive manner, but does not impact negatively on the self-control of individuals. This, in turn, favors an unplanned purchase that could cause a post-purchase regret. In addition, the maintenance of self-control, that is, the decision not to make the purchase even with the perception of low, also does not lead to repentance.

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Author Biographies

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela FEA/USP. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE. Foi bolsista Fulbright para o estágio doutoral nos EUA (Julho-2014/Maio-2015), durante esse período foi Visiting Scholar na Questrom School of Business, Boston University e Audit Student na Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Líder do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) cadastrado no Diretório do CNPq. É Editor da CBR - Consumer Behavior Review. É Editor Assistente da RGSA - Revista de Gestão Social e Ambiental. Tem experiência de coordenação de curso de graduação e pós-graduação (lato sensu). É revisor e possui artigos publicados (e aceitos para publicação) em periódicos (e congressos) internacionais e nacionais, tais como: Computers in Human Behavior (A1), RAC (A2), RAUSP (A2), RAP (A2), RBGN (A2), BBR (A2), Cadernos EBAPE.BR (A2), O&S (A2), entre outros. Possui projetos de pesquisa com fomento do CNPq, CAPES e FACEPE. Áreas de interesse: Bem-estar do consumidor, com ênfase na tomada de decisão para: consumo sustentável, saúde e alimentação, atividades turísticas e finanças pessoais, com o uso de designs experimentais e análise multivariada de dados.

Débora Wilma Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru. Participa do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor - GPCC da UFPE.

Patrícia de Oliveira Campos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC da UFPE, Campos Caruaru. Graduada em Administração pela UFPE. Atuou como Estagiária na empresa Acumuladores Moura S/A, empresa multinacional no setor de acumuladores de energia. Atuou como bolsista de iniciação científica do CNPq na linha de pesquisa Comportamento do Consumidor. É integrante do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) cadastrado no Diretório do CNPq. Foi integrante e ministrante dos cursos de extensão cadastrados no SIGProj/UFPE, a saber: Normas ABNT - Curso Básico sobre Formatação; Curso de Inglês Básico para Universitários; Curso de Matemática Básica e Raciocínio Lógico. Atuou como Bolsista de Desenvolvimento Profissional (BDP) no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC/UFPE) durante quatro anos (2015-2019). Foi monitora durante quatro semestres da disciplina Estatística para Administração. Realizou Intercâmbio durante 5 meses na Nova Zelândia pelo Programa Ganhe o Mundo, durante esse período frequentou o Garin College. Interesse de pesquisa na área do comportamento do consumidor com foco no bem-estar.

Published
2020-12-10
How to Cite
Costa, M. F. da, Silva, D. W. O. da, & Campos, P. de O. (2020). Percepção de Preço, Autocontrole e Arrependimento Pós-Compra: Um Estudo Com Consumidores de Compra Coletiva. Revista Interdisciplinar De Marketing, 10(2), 121-137. https://doi.org/10.4025/rimar.v10i2.51975