O Modus Operandi do Prossumidor: Como os Fãs de Harry Potter Significam os Discursos Reducionistas no Atual Cenário Brasileiro?
Resumo
Os fãs de Harry Potter caracterizam-se pela fidelidade aos valores do cânone, constituído por sentidos e razões morais significativos, noções que normalmente reverberam em suas condutas e compreensões de realidades. Considerando que o Brasil vive uma expressiva circulação de notícias falsas, acompanhadas de discursos alicerçados em reducionismos sociais e ameaças ambientais, buscamos analisar como esses fãs os estão significando. Essa é uma identidade social expressiva que, por meio do consumo, produz significados para si e para o produto com o qual se envolve. Apoiados na Consumer Culture Theory, entendemos que o significado dessas experiências, apesar de serem delineados pela cultura, também a reconstroem. Realizamos uma pesquisa documental em 4 grupos de fãs no Facebook. Nosso corpus foi formado por 1223 comentários, efetuados como respostas a 61 postagens que envolviam a temática. Aplicamos uma análise de discursos funcional e nossos resultados apontaram que três moralidades regem as condutas dos fãs no fandom: os seletivos, os conservadores e os criativos em relação aos valores do universo. Indicamos como é negociada a construção de valores nesses espaços sociais, como eles estão em constante transformação e como são responsáveis por produções de verdades acerca de como se entende que deve ser a vida.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.