Autoidentidade Local-Global e Consumo Socialmente Responsável no Consumo de Produtos Alimentícios Tradicionais Locais
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo mensurar como os aspectos intrínsecos e psicologicos do consumidor podem influenciar o consumo de alimentos tradicionais locals. Para tanto, o estudo se vale de uma observação sobre a influência da autoidentidade local (AIL), da autoidentidade global (AIG) e do consumo socialmente responsável (RSC) no consumo de produtos alimentícios tradicionais locais. Para tanto, utilzou-se de uma abordagem quantitativa descritiva e inferencial, aplicada sobre 169 questionários, todos considerados válidos na amostra final. Para atender ao objetivo da pesquisa, os dados obtidos foram verificados com base na análise de regressão linear múltipla. Os resultados mostraram que a AIL influenciou positivamente no consumo de alimentos tradicionais locais. A AIG, por sua vez, também influenciou positivamente o consumo do produto, um resultado contraintuitivo. Teoricamente, a contribuição desta pesquisa advém da validação das escalas de autoidentidade propostas por Zhang e Kare (2009) e da investigação de um contexto ainda escasso.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.