Autoidentidade Local-Global e Consumo Socialmente Responsável no Consumo de Produtos Alimentícios Tradicionais Locais

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo mensurar como os aspectos intrínsecos e psicologicos do consumidor podem influenciar o consumo de alimentos tradicionais locals. Para tanto, o estudo se vale de uma observação sobre a influência da autoidentidade local (AIL), da autoidentidade global (AIG) e do consumo socialmente responsável (RSC) no consumo de produtos alimentícios tradicionais locais. Para tanto, utilzou-se de uma abordagem quantitativa descritiva e inferencial, aplicada sobre 169 questionários, todos considerados válidos na amostra final. Para atender ao objetivo da pesquisa, os dados obtidos foram verificados com base na análise de regressão linear múltipla. Os resultados mostraram que a AIL influenciou positivamente no consumo de alimentos tradicionais locais. A AIG, por sua vez, também influenciou positivamente o consumo do produto, um resultado contraintuitivo.  Teoricamente, a contribuição desta pesquisa advém da validação das escalas de autoidentidade propostas por Zhang e Kare (2009) e da investigação de um contexto ainda escasso.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Jonas Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Gestão, Inovação e Consumo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Eline Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Gestão, Inovação e Consumo da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP. Coordenador do Programa de Gestão, Inovação e Consumo da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e Professor do Programa da Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Publicado
2022-12-29
Cómo citar
Cavalcanti, J., Morais, E., & Freitas da Costa, M. (2022). Autoidentidade Local-Global e Consumo Socialmente Responsável no Consumo de Produtos Alimentícios Tradicionais Locais. Revista Interdisciplinar De Marketing, 12(2), 94-113. https://doi.org/10.4025/rimar.v12i2.60393