Marketing Sustentável no Varejo: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
O marketing verde é percebido como o compromisso de uma empresa ou organização com o desenvolvimento de bens e serviços seguros e ecologicamente corretos. Nesse sentido, o propósito deste artigo é analisar as pesquisas sobre práticas de marketing sustentável no varejo na base Web of Science. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com 22 artigos sobre a temática. Em primeiro lugar, os resultados apresentam uma breve revisão bibliométrica para identificar o período das publicações, periódicos, autores e citações em outros estudos acadêmicos. Em seguida, apresenta-se as temáticas identificadas a partir da leitura dos artigos: comunicação responsável, marketing sustentável, varejo verde, estratégia corporativa, economia circular e reputação verde da marca. Finalmente, apresenta-se as diretrizes para estudos futuros a fim de ampliar as possibilidades de agendas de pesquisa sobre marketing verde, consumo verde e as estratégias de marketing que podem ampliar as informações sobre os produtos verdes e, desta maneira, contribuir para o amadurecimento e conhecimento dos benefícios e da relevância da temática para os consumidores e empresas. Como contribuição acadêmica, a revisão sistemática de literatura fornece uma visão sintetizada sobre o marketing sustentável no varejo, facilitando o entendimento de pesquisadores da área.
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