Marketing Sustentável no Varejo: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Palavras-chave: marketing verde, marketing ecológico, marketing sustentável

Resumo

O marketing verde é percebido como o compromisso de uma empresa ou organização com o desenvolvimento de bens e serviços seguros e ecologicamente corretos. Nesse sentido, o propósito deste artigo é analisar as pesquisas sobre práticas de marketing sustentável no varejo na base Web of Science. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com 22 artigos sobre a temática. Em primeiro lugar, os resultados apresentam uma breve revisão bibliométrica para identificar o período das publicações, periódicos, autores e citações em outros estudos acadêmicos. Em seguida, apresenta-se as temáticas identificadas a partir da leitura dos artigos: comunicação responsável, marketing sustentável, varejo verde, estratégia corporativa, economia circular e reputação verde da marca. Finalmente, apresenta-se as diretrizes para estudos futuros a fim de ampliar as possibilidades de agendas de pesquisa sobre marketing verde, consumo verde e as estratégias de marketing que podem ampliar as informações sobre os produtos verdes e, desta maneira, contribuir para o amadurecimento e conhecimento dos benefícios e da relevância da temática para os consumidores e empresas. Como contribuição acadêmica, a revisão sistemática de literatura fornece uma visão sintetizada sobre o marketing sustentável no varejo, facilitando o entendimento de pesquisadores da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em Administração e Negócios pelo Programa de Pós-Graduação em
Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Bianca Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em
Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Clécio Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Publicado
2023-01-29
Como Citar
Castro, P., Carvalho, B., & Araujo, C. (2023). Marketing Sustentável no Varejo: Uma Revisão Sistemática da Literatura . Revista Interdisciplinar De Marketing, 13(1), 1-18. https://doi.org/10.4025/rimar.v13i1.65934
Seção
Artigos