Anarriê, Alavantú: Uma Análise da Reação às Postagens nas Mídias Sociais na Intenção de Consumo de uma Festa Popular

  • Hannah Maria Soares de Freitas Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Karina de Souza Marques Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Adriana Maria de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Marianny Jessica de Brito Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Marketing Experiencial, Consumidor, Mídias Sociais, Festa Popular

Resumo

A festa de São João de Caruaru é um evento grandioso financeiramente e rico em identidade cultural no agreste pernambucano. Valorizada como um produto cultural e turístico, movimenta economicamente toda a região, atraindo interesses: das empresas, do governo, da mídia e, principalmente, da população participante, aqui identificada como consumidores. Esse artigo buscou detectar como reagem os consumidores de uma festa popular por meio das mídias sociais a partir do seu anúncio na intenção de entender o comportamento de consumo e como se constrói o relacionamento com a festa nas mídias sociais. Assim nos apropriamos do Marketing Experiencial de Schmitt para realizar uma pesquisa qualitativa indutiva por meio da análise temática relacionada aos seus módulos experienciais. Os dados qualitativos, em forma de comentários, foram coletados, analisados e relatados, mas a lógica subjacente foi quantitativa. Como principal achado, podemos observar correlações importantes entre o sentir e agir, entre o sentimento e os sentidos e ainda em qual estímulo o relacionamento entre os consumidores e a festa foi mais significativo.

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Biografia do Autor

Hannah Maria Soares de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão Inovação e Consumo na Universidade Federal de Pernambuco - PPGIC/UFPE - CAA, linha de pesquisa: Consumo e Marketing nos Arranjos Produtivos Locais. Possui MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário UNINTER (2016) e Graduação em Administração com ênfase em Marketing de Moda pela Universidade de Pernambuco - UPE (2014).

Karina de Souza Marques, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão Inovação e Consumo na Universidade Federal de Pernambuco - PPGIC/UFPE- CAA, com pesquisa FACEPE. Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Seis Sigma - Green Belt. Graduada em Administração pela UFPE e Técnica em Administração pela FCAP/UPE. Interesses de Pesquisa: Experiência e Comportamento do Consumidor, Cultura Popular, Práticas Organizativas e Gestão.

Adriana Maria de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão Inovação e Consumo na Universidade Federal de Pernambuco - PPGIC/UFPE - CAA. Pós-Graduada em Gestão Empresarial - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru/FAFICA (2021). Graduada em Administração - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru/FAFICA (2010).

Marianny Jessica de Brito Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Marianny Jessica de Brito Silva is Associate Professor of Management at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Brazil, working in the graduate program in Management, Innovation and Consumption (PPGIC-CAA). She is coordinator of the Research Group "Marketing and Digital Influence" (MID) certified by CNPq. Her research interest focuses on consumer behavior, digital marketing, influencer marketing, collaborative consumption, sacrifice in consumption, reference groups and social influence. She obtained her PhD in Management from Federal University of Pernambuco (UFPE), Recife, Brazil, with a doctoral stay in Breda University of Applied Sciences (BUAS), Breda, The Netherlands.

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Publicado
2024-12-05
Como Citar
Maria Soares de Freitas, H., de Souza Marques, K., Maria de Oliveira, A., & Jessica de Brito Silva, M. (2024). Anarriê, Alavantú: Uma Análise da Reação às Postagens nas Mídias Sociais na Intenção de Consumo de uma Festa Popular. Revista Interdisciplinar De Marketing, 14(2), 144-160. https://doi.org/10.4025/rimar.v14i2.66911
Seção
Artigos