Mundo Digital: Uma Análise da Atuação dos Profissionais de Social Media no Mercado de Trabalho Digital
Resumo
A pandemia do COVID-19 aumentou as incertezas do mercado de trabalho e acelerou a chegada das profissões do futuro. Nesse sentido, busca-se estudar uma das 15 profissões emergentes no Brasil, sendo esta, a profissão Social Media/Gestor de Redes Sociais. Uma profissão relativamente nova que por estar se consolidando no mercado de trabalho digital brasileiro ainda apresenta algumas lacunas. Para tal, o objetivo geral que se propõe é identificar as estratégias de atuação dos profissionais de Social Media no mercado de trabalho digital. Esta pesquisa tem caráter exploratório e foi realizada através de uma abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando o método misto descrito por Creswell (2007), foi realizada coleta de dados com questionário através do Google Formulário, entrevistas com profissionais em destaque e instituições que auxiliam a formalização. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise interpretativa e estatística descritiva. Destacou-se como resultado o surgimento desta nova carreira começou em meados de 2009, foram identificadas, outras alternativas, em função da legislação atual para formalização dos profissionais após a retirada do marketing direto como CNAE de MEI e as formas de oferta e atuação atual do presente mercado.
Downloads
Referências
Abrantes, T. (2013). 20 novas profissões que despontaram nos últimos cinco anos. Exame. Recuperado em: 12 mar 2021, em https://exame.abril.com.br/carreira/noticias/20-novas-profissoes-que-despontaram-nos-ultimos-cinco-anos
Almeida, L. S. (2017). A prática de community manager e social media manager: casos em Portugal [dissertação de mestrado]. Universidade de Lisboa.
Alves, B. M., & Soares, V. D. (2019). O PERFIL PROFISSIONAL DO SOCIAL MEDIA. Revista Práxis-Teoria E Prática Publicitária, 2(1), 26–42. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/praxis/article/download/742/701
Beck, M. (2019). Profissões Emergentes 2020. Linkedin. Recuperado em: 15 mar 2021, em https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/talent-solutions/emerging-jobs-report/Emerging_Jobs_Report_Brazil.pdf
Carpanez, J. (2008). Empresas adotam Orkut como “ouvidoria” para entender clientes. globo.com. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL728893-6174,00-EMPRESAS+ADOTAM+ORKUT+COMO+OUVIDORIA+PARA+ENTENDER+CLIENTES.html
CGI.BR. (2019a). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras. In Centro Regional De Estudos Para O Desenvolvimento Da Sociedade Da Informação. COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL.
CGI.BR. (2019b). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. In Centro Regional De Estudos Para O Desenvolvimento Da Sociedade Da Informação. COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL.
Creswell, J. W. (2007). Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (2nd ed.).
De Vilhena, P. E. R. (2005). Relação de emprego: estrutura legal e supostos (3rd ed.). LTr.
Ferreira, A. (2015). PROFISSÃO SOCIAL MÍDIA – ENTENDA MAIS SOBRE ESSE NOVO PROFISSIONAL. Digitalks. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://digitalks.com.br/artigos/profissao-social-midia-entenda-mais-sobre-esse-novo-profissional/
FIA. (2019a). Novas Profissões: Guia Completo de Tendências Para o Futuro. FIA BUSINESS SCHOOL. Recuperado em: 21 mar 2021, em https://fia.com.br/blog/novas-profissoes/
FIA. (2019b). Social Media: O que é, profissão e como ser (Guia Completo). FIA BUSINESS SCHOOL. Recuperado em: 18 abr 2021, em https://fia.com.br/blog/social-media/
Gorz, A. (2005). Imaterial (o) - Conhecimento, Valor. Annablume.
IBGE. (2020a). Desemprego cai para 11,9% na média de 2019: informalidade é a maior em 4 anos. Recuperado em: 13 mar 2021, em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de- noticias/noticias/26741-desemprego-cai-para-11-9-na-media-de-2019-informalidade-e-a-maior-em-4-anos
IBGE. (2020b). Número de desempregados chega a 14,1 milhões no trimestre até outubro. Recuperado em: 13 Mar 2021, em https://censo2021.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/29782-numero-de-desempregados-chega-a-14-1-milhoes-no-trimestre-ateoutubro.html#:~:text=Isso%20mostra%20que%20essa%20retomada,de%20trabalhadores%20informais%20no%20pa%C3%ADs.
Imidiata. (2020). Mídia Social: Como surgiu e quais foram os seus impactos na comunicação. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://imidiata.com.br/blog/?id=111&titulo=midia-social--como-surgiu-e-quais-foram-os-seus-impactos-na-comunicacao
Kleina, N. (2018). A história do Orkut, a rede social favorita do Brasil [vídeo]. Tecmundo. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://www.tecmundo.com.br/mercado/132464-historia-orkut-rede-social-favorita-do-brasil-video.htm
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Sextante.
Martins, F. (2019). Entenda a importância de trabalhar com um profissional de Social Media. Administradores. Recuperado em: 11 abr 2021, em https://administradores.com.br/artigos/entenda-a-importancia-de-trabalhar-com-um-profissional-de-social-media
MLABS. (2017). Entenda o que é, o que faz, quanto ganha e como se tornar um Social Media! mLabs. Recuperado em: 11 abr 2021, em https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-faz-um-social-media/
MLABS. (2018). Aprenda como preencher um contrato para social media! Mlabs. Recuperado em: 17 abr 2021, em https://www.mlabs.com.br/blog/modelo-de-contrato-para-social-media/
Munaretto, L. F., Corrêa, H. L., & Da Cunha, J. a. C. (2013). Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista De Administração Da
UFSM, 6(1), 9–24. https://doi.org/10.5902/198346596243
Neves, K. (2020). Quem é o Social Media? | Keila Neves [Video]. YouTube. Recuperado em: 18 abr 2021, em https://www.youtube.com/watch?v=B1NKPgdAsb0
Ramos, A. J. (2019). Social Media: o que faz, qual a rotina de trabalho e como se tornar um. Rockcontent. Recuperado em: 11 abr 2021, em https://rockcontent.com/br/blog/social-media/
Strutzel, T. (2015). Presença digital: Estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web (1st ed.). Atlas Books.
Toigo, R. (2021). Como vender como social media? Like Marketing. Recuperado em: 13 abr 2021, em https://likemarketing.com.br/como-vender-servico-de-social-media/
Torres, C. (2009). A Bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora.
World Economic Forum. (2020). The Future of Jobs Report. In World Economic Forum. Recuperado em 13 abr 2021, em http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

