Mundo Digital: Uma Análise da Atuação dos Profissionais de Social Media no Mercado de Trabalho Digital

Palavras-chave: Social Media, Gerente de Mídia Social, Profissões do Futuro, Mercado de Trabalho Digital

Resumo

A pandemia do COVID-19 aumentou as incertezas do mercado de trabalho e acelerou a chegada das profissões do futuro. Nesse sentido, busca-se estudar uma das 15 profissões emergentes no Brasil, sendo esta, a profissão Social Media/Gestor de Redes Sociais. Uma profissão relativamente nova que por estar se consolidando no mercado de trabalho digital brasileiro ainda apresenta algumas lacunas. Para tal, o objetivo geral que se propõe é identificar as estratégias de atuação dos profissionais de Social Media no mercado de trabalho digital. Esta pesquisa tem caráter exploratório e foi realizada através de uma abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando o método misto descrito por Creswell (2007), foi realizada coleta de dados com questionário através do Google Formulário, entrevistas com profissionais em destaque e instituições que auxiliam a formalização. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise interpretativa e estatística descritiva. Destacou-se como resultado o surgimento desta nova carreira começou em meados de 2009, foram identificadas, outras alternativas, em função da legislação atual para formalização dos profissionais após a retirada do marketing direto como CNAE de MEI e as formas de oferta e atuação atual do presente mercado.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abrantes, T. (2013). 20 novas profissões que despontaram nos últimos cinco anos. Exame. Recuperado em: 12 mar 2021, em https://exame.abril.com.br/carreira/noticias/20-novas-profissoes-que-despontaram-nos-ultimos-cinco-anos

Almeida, L. S. (2017). A prática de community manager e social media manager: casos em Portugal [dissertação de mestrado]. Universidade de Lisboa.

Alves, B. M., & Soares, V. D. (2019). O PERFIL PROFISSIONAL DO SOCIAL MEDIA. Revista Práxis-Teoria E Prática Publicitária, 2(1), 26–42. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/praxis/article/download/742/701

Beck, M. (2019). Profissões Emergentes 2020. Linkedin. Recuperado em: 15 mar 2021, em https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/talent-solutions/emerging-jobs-report/Emerging_Jobs_Report_Brazil.pdf

Carpanez, J. (2008). Empresas adotam Orkut como “ouvidoria” para entender clientes. globo.com. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL728893-6174,00-EMPRESAS+ADOTAM+ORKUT+COMO+OUVIDORIA+PARA+ENTENDER+CLIENTES.html

CGI.BR. (2019a). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras. In Centro Regional De Estudos Para O Desenvolvimento Da Sociedade Da Informação. COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL.

CGI.BR. (2019b). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. In Centro Regional De Estudos Para O Desenvolvimento Da Sociedade Da Informação. COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL.

Creswell, J. W. (2007). Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (2nd ed.).

De Vilhena, P. E. R. (2005). Relação de emprego: estrutura legal e supostos (3rd ed.). LTr.

Ferreira, A. (2015). PROFISSÃO SOCIAL MÍDIA – ENTENDA MAIS SOBRE ESSE NOVO PROFISSIONAL. Digitalks. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://digitalks.com.br/artigos/profissao-social-midia-entenda-mais-sobre-esse-novo-profissional/

FIA. (2019a). Novas Profissões: Guia Completo de Tendências Para o Futuro. FIA BUSINESS SCHOOL. Recuperado em: 21 mar 2021, em https://fia.com.br/blog/novas-profissoes/

FIA. (2019b). Social Media: O que é, profissão e como ser (Guia Completo). FIA BUSINESS SCHOOL. Recuperado em: 18 abr 2021, em https://fia.com.br/blog/social-media/

Gorz, A. (2005). Imaterial (o) - Conhecimento, Valor. Annablume.

IBGE. (2020a). Desemprego cai para 11,9% na média de 2019: informalidade é a maior em 4 anos. Recuperado em: 13 mar 2021, em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de- noticias/noticias/26741-desemprego-cai-para-11-9-na-media-de-2019-informalidade-e-a-maior-em-4-anos

IBGE. (2020b). Número de desempregados chega a 14,1 milhões no trimestre até outubro. Recuperado em: 13 Mar 2021, em https://censo2021.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/29782-numero-de-desempregados-chega-a-14-1-milhoes-no-trimestre-ateoutubro.html#:~:text=Isso%20mostra%20que%20essa%20retomada,de%20trabalhadores%20informais%20no%20pa%C3%ADs.

Imidiata. (2020). Mídia Social: Como surgiu e quais foram os seus impactos na comunicação. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://imidiata.com.br/blog/?id=111&titulo=midia-social--como-surgiu-e-quais-foram-os-seus-impactos-na-comunicacao

Kleina, N. (2018). A história do Orkut, a rede social favorita do Brasil [vídeo]. Tecmundo. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://www.tecmundo.com.br/mercado/132464-historia-orkut-rede-social-favorita-do-brasil-video.htm

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Sextante.

Martins, F. (2019). Entenda a importância de trabalhar com um profissional de Social Media. Administradores. Recuperado em: 11 abr 2021, em https://administradores.com.br/artigos/entenda-a-importancia-de-trabalhar-com-um-profissional-de-social-media

MLABS. (2017). Entenda o que é, o que faz, quanto ganha e como se tornar um Social Media! mLabs. Recuperado em: 11 abr 2021, em https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-faz-um-social-media/

MLABS. (2018). Aprenda como preencher um contrato para social media! Mlabs. Recuperado em: 17 abr 2021, em https://www.mlabs.com.br/blog/modelo-de-contrato-para-social-media/

Munaretto, L. F., Corrêa, H. L., & Da Cunha, J. a. C. (2013). Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista De Administração Da

UFSM, 6(1), 9–24. https://doi.org/10.5902/198346596243

Neves, K. (2020). Quem é o Social Media? | Keila Neves [Video]. YouTube. Recuperado em: 18 abr 2021, em https://www.youtube.com/watch?v=B1NKPgdAsb0

Ramos, A. J. (2019). Social Media: o que faz, qual a rotina de trabalho e como se tornar um. Rockcontent. Recuperado em: 11 abr 2021, em https://rockcontent.com/br/blog/social-media/

Strutzel, T. (2015). Presença digital: Estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web (1st ed.). Atlas Books.

Toigo, R. (2021). Como vender como social media? Like Marketing. Recuperado em: 13 abr 2021, em https://likemarketing.com.br/como-vender-servico-de-social-media/

Torres, C. (2009). A Bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora.

World Economic Forum. (2020). The Future of Jobs Report. In World Economic Forum. Recuperado em 13 abr 2021, em http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf

Publicado
2024-05-13
Como Citar
Lencina, M. G., & Corso, K. B. (2024). Mundo Digital: Uma Análise da Atuação dos Profissionais de Social Media no Mercado de Trabalho Digital . Revista Interdisciplinar De Marketing, 14(1), 36-52. https://doi.org/10.4025/rimar.v14i1.66937
Seção
Artigos