Mundo Digital: Uma Análise da Atuação dos Profissionais de Social Media no Mercado de Trabalho Digital

Abstract

The COVID-19 pandemic increased uncertainties in the labor market and accelerated the emergence of the future professions. In this sense, we sought to study one of the 15 emerging professions in Brazil, namely, the profession of Social Media / Social Networks Manager. A relatively new profession that, as it consolidates in the Brazilian digital job market, still leaves some gaps. For this, the general objective is to identify the strategic actions of Social Media professionals in the digital job market. This research is exploratory in nature and was carried out through a mixed quantitative and qualitative. Using the mixted method described by Creswell (2007)collection of data with a questionnaire through Google Forms, interviews with prominent professionals and institutions that help to formalize through Google Meet. Data analysis was performed using the technique of interpretive analysis and descriptive statistics. With this, the emergence of this new career began in mid-2009. Other alternatives were identified, due to the current legislation for the formalization of professionals after the withdrawal of direct marketing as MEI CNAE and what are the current ways of offering and acting in the marketplace.  

Downloads

Download data is not yet available.

References

Abrantes, T. (2013). 20 novas profissões que despontaram nos últimos cinco anos. Exame. Recuperado em: 12 mar 2021, em https://exame.abril.com.br/carreira/noticias/20-novas-profissoes-que-despontaram-nos-ultimos-cinco-anos

Almeida, L. S. (2017). A prática de community manager e social media manager: casos em Portugal [dissertação de mestrado]. Universidade de Lisboa.

Alves, B. M., & Soares, V. D. (2019). O PERFIL PROFISSIONAL DO SOCIAL MEDIA. Revista Práxis-Teoria E Prática Publicitária, 2(1), 26–42. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/praxis/article/download/742/701

Beck, M. (2019). Profissões Emergentes 2020. Linkedin. Recuperado em: 15 mar 2021, em https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/talent-solutions/emerging-jobs-report/Emerging_Jobs_Report_Brazil.pdf

Carpanez, J. (2008). Empresas adotam Orkut como “ouvidoria” para entender clientes. globo.com. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL728893-6174,00-EMPRESAS+ADOTAM+ORKUT+COMO+OUVIDORIA+PARA+ENTENDER+CLIENTES.html

CGI.BR. (2019a). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras. In Centro Regional De Estudos Para O Desenvolvimento Da Sociedade Da Informação. COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL.

CGI.BR. (2019b). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. In Centro Regional De Estudos Para O Desenvolvimento Da Sociedade Da Informação. COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL.

Creswell, J. W. (2007). Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (2nd ed.).

De Vilhena, P. E. R. (2005). Relação de emprego: estrutura legal e supostos (3rd ed.). LTr.

Ferreira, A. (2015). PROFISSÃO SOCIAL MÍDIA – ENTENDA MAIS SOBRE ESSE NOVO PROFISSIONAL. Digitalks. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://digitalks.com.br/artigos/profissao-social-midia-entenda-mais-sobre-esse-novo-profissional/

FIA. (2019a). Novas Profissões: Guia Completo de Tendências Para o Futuro. FIA BUSINESS SCHOOL. Recuperado em: 21 mar 2021, em https://fia.com.br/blog/novas-profissoes/

FIA. (2019b). Social Media: O que é, profissão e como ser (Guia Completo). FIA BUSINESS SCHOOL. Recuperado em: 18 abr 2021, em https://fia.com.br/blog/social-media/

Gorz, A. (2005). Imaterial (o) - Conhecimento, Valor. Annablume.

IBGE. (2020a). Desemprego cai para 11,9% na média de 2019: informalidade é a maior em 4 anos. Recuperado em: 13 mar 2021, em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de- noticias/noticias/26741-desemprego-cai-para-11-9-na-media-de-2019-informalidade-e-a-maior-em-4-anos

IBGE. (2020b). Número de desempregados chega a 14,1 milhões no trimestre até outubro. Recuperado em: 13 Mar 2021, em https://censo2021.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/29782-numero-de-desempregados-chega-a-14-1-milhoes-no-trimestre-ateoutubro.html#:~:text=Isso%20mostra%20que%20essa%20retomada,de%20trabalhadores%20informais%20no%20pa%C3%ADs.

Imidiata. (2020). Mídia Social: Como surgiu e quais foram os seus impactos na comunicação. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://imidiata.com.br/blog/?id=111&titulo=midia-social--como-surgiu-e-quais-foram-os-seus-impactos-na-comunicacao

Kleina, N. (2018). A história do Orkut, a rede social favorita do Brasil [vídeo]. Tecmundo. Recuperado em: 19 abr 2021, em https://www.tecmundo.com.br/mercado/132464-historia-orkut-rede-social-favorita-do-brasil-video.htm

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Sextante.

Martins, F. (2019). Entenda a importância de trabalhar com um profissional de Social Media. Administradores. Recuperado em: 11 abr 2021, em https://administradores.com.br/artigos/entenda-a-importancia-de-trabalhar-com-um-profissional-de-social-media

MLABS. (2017). Entenda o que é, o que faz, quanto ganha e como se tornar um Social Media! mLabs. Recuperado em: 11 abr 2021, em https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-faz-um-social-media/

MLABS. (2018). Aprenda como preencher um contrato para social media! Mlabs. Recuperado em: 17 abr 2021, em https://www.mlabs.com.br/blog/modelo-de-contrato-para-social-media/

Munaretto, L. F., Corrêa, H. L., & Da Cunha, J. a. C. (2013). Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista De Administração Da

UFSM, 6(1), 9–24. https://doi.org/10.5902/198346596243

Neves, K. (2020). Quem é o Social Media? | Keila Neves [Video]. YouTube. Recuperado em: 18 abr 2021, em https://www.youtube.com/watch?v=B1NKPgdAsb0

Ramos, A. J. (2019). Social Media: o que faz, qual a rotina de trabalho e como se tornar um. Rockcontent. Recuperado em: 11 abr 2021, em https://rockcontent.com/br/blog/social-media/

Strutzel, T. (2015). Presença digital: Estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web (1st ed.). Atlas Books.

Toigo, R. (2021). Como vender como social media? Like Marketing. Recuperado em: 13 abr 2021, em https://likemarketing.com.br/como-vender-servico-de-social-media/

Torres, C. (2009). A Bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora.

World Economic Forum. (2020). The Future of Jobs Report. In World Economic Forum. Recuperado em 13 abr 2021, em http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf

Published
2024-05-13
How to Cite
Lencina, M. G., & Corso, K. B. (2024). Mundo Digital: Uma Análise da Atuação dos Profissionais de Social Media no Mercado de Trabalho Digital . Revista Interdisciplinar De Marketing, 14(1), 36-52. https://doi.org/10.4025/rimar.v14i1.66937