Do “Templo do Consumo” a Representação Mitológica: Um Olhar Etnográfico Desconstrutivo Sobre os Ritos no Shopping Center
Resumen
Como intenção fundamental, este trabalho busca compreender, a partir de um esforço etnográfico realizado junto a informantes adolescentes que experimentam um processo de socialização no shopping center, qual a significação que este grupo atribui ao complexo comercial enquanto organização e espaço de recriação da realidade e de um mundo próprio. Para a consecução do esforço etnográfico, buscou-se na teoria antropológica a base para o trabalho de campo e obtenção dos dados necessários para a análise e construção da realidade, compreendendo-se o shopping center como uma organização ou espaço social. O texto convida o leitor a vivenciar um dia no shopping, visitando suas alamedas e conhecendo seu ambiente. Ao invés de descrever cifras e discutir promoções, o texto analisa os significados dos comportamentos e expressões de um grupo de consumidores desta organização, considerando o ambiente e a perspectiva histórica e social do informante, fundamentais para a prática de um fazer antropológico interpretativo, procurando perceber quais suas repercussões sobre a compreensão do comportamento do consumidor. Igualmente, este artigo busca acompanhar o leito acadêmico de antropólogos organizacionais que procuram estabelecer uma aproximação entre a Antropologia e a Administração.Descargas
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