Reflexões Sobre Consumo, Identidade e Masculinidade em Um Bairro Carioca
Abstract
O tijucano é frequentemente descrito como uma figura carioca cujos hábitos de consumo não parecem ultrapassar os limites do seu bairro, a Tijuca. Cercado de histórias e de características pitorescas, a formação do tijucano é o foco deste estudo. O presente trabalho tem o objetivo de compreender como o homem heterossexual tijucano utiliza o mundo dos bens para construir sua identidade de gênero. Os dados foram coletados por meio de entrevistas longas, em profundidade. Os resultados mostraram que os homens da Tijuca interagem intensamente com os serviços e locais do bairro durante a construção da identidades de gênero e de local. Foi possível constatar três etapas distintas na construção destas identidades: (i) definição da masculinidade e identidade local (ainda quando muito jovens); (ii) afastamento; e (iii) assimilação e orgulho. O estudo apresenta contribuições para área de comportamento do consumidor, uma vez que o conhecimento sobre como o grupo geograficamente definido se aproxima, se relaciona, consome, atribui significados culturais aos bens e servicos, e os aceita ou rejeita. Os resultados são úteis para os empresas com interesse em explorar esta localidade, bem como para definição de políticas públicas dedicadas ao desenvolvimento social e econômico da área.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.