Responsabilidade Social: Um Estudo Exploratório Sobre o Processo de Decisão das Instituições Mantidas por Empresas
Abstract
O estudo teve por objetivo investigar o processo e os critérios de decisão adotados por empresas que patrocinam projetos filantrópicos assistenciais, isto é, ações de caráter social administradas por terceiros (fundações, institutos, associações etc.). Foram investigadas cinco instituições mantidas por empresas de grande porte, que financiam, há vários anos, programas sociais desenvolvidos junto à população brasileira. A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de entrevistas em profundidade conduzidas com os executivos responsáveis pela gestão destes programas. Os resultados apontam que as empresas, na maior parte dos casos, dedicam mais atenção às linhas de atuação social da empresa (definidas por conselhos, colegiados ou comitês administrativos) do que ao conteúdo das ações apoiadas, cuja responsabilidade recai, geralmente, sobre um ou dois decisores. Mostram, também, que os critérios adotados privilegiam a proximidade geográfica das populações atendidas e a auto-sustentabilidade dos projetos apoiados.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

