Percursos, Oportunidades e Desafios Para a Modelagem em Marketing na Era do Big Data
Abstract
Nesta pensata apresento reflexões sobre as oportunidades e desafios que se impõem aos pesquisadores de marketing em uma era em que a disponibilidade de dados cresce de forma exponencial. Centrando argumentos nas transformações tecnológicas e sociais tipicamente denominadas de Big Data, exponho motivos para o desuso de modelos e métricas de marketing em um cenário de isolamento entre Universidade e Empresa. Finalizo o texto apresentando alternativas para uma aproximação entre estes mundos com vistas a propiciar o avanço do conhecimento mercadológico com robustez acadêmica e relevância gerencial.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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