As Interseções da Semiótica Com os Estudos de Marketing no Século XXI: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Abstract
A primeira referência à Semiótica na literatura de marketing data, segundo Mick (1986), do final dos anos 1970, no artigo Beyond Attitude Structure: toward the informational determinants of attitude de Holbrook (1978), em que estuda as propriedades semânticas das mensagens publicitárias. Contudo, a Semiótica como abordagem teórico-metodológica aplicada às questões do consumo e do marketing começou a se fazer mais presente apenas nas décadas seguintes, como nos trabalhos de Grayson e Martinec (2004) e Belk (2017). Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de mapear de que maneira as interseções entre a Semiótica e o Marketing vêm sendo discutidas no contexto de publicações acadêmicas nacionais e internacionais. Para isso, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura, considerando artigos na base do Web of Science (WoS) e SCOPUS, tendo uma delimitação temporal de 2000 até o final do primeiro semestre de 2017. Ao todo, foram encontrados 103 textos para análise. Com relação aos achados, pode-se destacar o crescente volume anual de publicações, o que aponta para o interesse e relevância dos temas, além da determinação dos temas mais pesquisados pela perspectiva da semiótica: significados de atrações turísticas, marcas, comportamento do consumidor, comunicação de marketing, e significados relacionados a produtos.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.