As Interseções da Semiótica Com os Estudos de Marketing no Século XXI: Uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Vitor Moura Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Alessandra Baiocchi Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Luís Grubits Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Abstract

A primeira referência à Semiótica na literatura de marketing data, segundo Mick (1986), do final dos anos 1970, no artigo Beyond Attitude Structure: toward the informational determinants of attitude de Holbrook (1978), em que estuda as propriedades semânticas das mensagens publicitárias. Contudo, a Semiótica como abordagem teórico-metodológica aplicada às questões do consumo e do marketing começou a se fazer mais presente apenas nas décadas seguintes, como nos trabalhos de Grayson e Martinec (2004) e Belk (2017). Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de mapear de que maneira as interseções entre a Semiótica e o Marketing vêm sendo discutidas no contexto de publicações acadêmicas nacionais e internacionais. Para isso, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura, considerando artigos na base do Web of Science (WoS) e SCOPUS, tendo uma delimitação temporal de 2000 até o final do primeiro semestre de 2017. Ao todo, foram encontrados 103 textos para análise. Com relação aos achados, pode-se destacar o crescente volume anual de publicações, o que aponta para o interesse e relevância dos temas, além da determinação dos temas mais pesquisados pela perspectiva da semiótica: significados de atrações turísticas, marcas, comportamento do consumidor, comunicação de marketing, e significados relacionados a produtos.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2018-12-31
How to Cite
Lima, V. M., Corrêa, A. B., & Pessôa, L. G. (2018). As Interseções da Semiótica Com os Estudos de Marketing no Século XXI: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Interdisciplinar De Marketing, 8(2), 116-132. https://doi.org/10.4025/rimar.v8i2.41059