Colonialidade e Marketing: Da Arrogância Hegemônica à Resistência Periférica

Abstract

O giro decolonial tem sido um movimento de contestação da visão eurocêntrica na produção e disseminação de conhecimento nas ciências sociais. Ao analisar as origens do marketing como disciplina é possível perceber a hegemonia estadunidense na produção de conhecimento e como a área subalterniza debates oriundos de regiões periféricas do sistema-mundo. O ensaio parte da reflexão sobre os conceitos de mercado e marketing oriundos de uma lógica colonial e universalista, que por sua vez, informam os temas no marketing, e que não necessariamente atendem às necessidades dos países periféricos. Sobe a lente da perspectiva decolonial e dos conceitos de colonialidade do saber e hybris del punto cero, este trabalho apresenta uma revisão sobre as origens históricas e geopolíticas da disciplina de marketing e aponta para alternativas locais de se pensar a disciplina. Identificamos que, contexto brasileiro, a crítica decolonial no marketing ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento com alguns trabalhos de vanguarda na área.

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Author Biographies

Fábio Louredo, Unigranrio

Mestre em Administração pela UFF, Doutorando em Administração pela UNIGRANRIO.

Thiago Oliveira, UNIGRANRIO

Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ, Doutorando em Administração pela UNIGRANRIO.

Published
2021-10-07
How to Cite
Louredo, F., & Oliveira, T. (2021). Colonialidade e Marketing: Da Arrogância Hegemônica à Resistência Periférica. Revista Interdisciplinar De Marketing, 11(2), 115-131. https://doi.org/10.4025/rimar.v11i2.58702