Novo Corpo, Novo Eu: Autoimagem e Consumo de Vestuário Antes e Após Cirurgia Bariátrica
Abstract
O objetivo deste estudo foi compreender a autoimagem de pessoas que realizaram cirurgia bariátrica e o processo de transição no consumo de vestuário. Por meio da história oral, bariátricos participaram das entrevistas, sendo os dados analisados a partir de seus conteúdos. Os resultados indicaram que a rápida perda de peso e as alterações no contorno corporal refletem na autoimagem e elevam os níveis de autoestima e bem-estar, mesmo para aqueles que não tinham baixa autoestima enquanto obesos. A autoestima aumenta ao longo do processo de emagrecimento e, a autoimagem, formada a partir da perda de peso, motiva o consumo de vestuário por parte daqueles que realizaram a cirurgia; algo até então nem sempre sentido na condição de obesidade. Por outro lado, viu-se que a empolgação no consumo gera distúrbios relativos à impulsão, o que pode ativar sensações negativas. O estudo contribui ao revelar que apesar da autoestima elevada, outros aspectos relativos ao processo de emagrecimento, como a flacidez do corpo pós emagrecimento e a sensação de insegurança, podem gerar frustações no momento da compra. Com isso, o mercado da moda deve procurar conhecer melhor esses consumidores para desenvolver produtos que ajudem no processo de mudança corporal.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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