A Análise da Situação no Plano de Marketing: Comparando Abordagens
Resumen
A análise da situação está inserida no contexto do plano de Marketing e seu objetivo é trazer um entendimento claro da situação presente da organização em seu mercado e para onde está caminhando no futuro, ajudando, assim, nas definições posteriores de como sustentar seu crescimento no longo prazo. Dada a sua importância, diversos autores propões suas próprias abordagens para essa fase do plano. De forma geral, a maioria dos autores inclui uma análise interna e externa em seus modelos de análise da situação, apontando os pontos que consideram mais relevantes em cada etapa. Assim, este artigo descreve e compara as abordagens de diversos autores na análise da situação aplicadas ao plano de marketing, mostrando que há uma convergência entre os autores pesquisados na importância do levantamento de informações internas da empresa, informações externas englobando concorrência, mercado e ambiente, na análise do posicionamento da empresa neste ambiente, e em quais seriam então suas ameaças a serem evitadas e oportunidades a serem aproveitadas de modo a traçar uma rota a ser seguida pelas organizações. As principais diferenças entre as perspectivas dos autores e direcionamentos para futuros desenvolvimentos teóricos são discutidos.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.