Raízes da Pesquisa do Consumidor e Suas Implicações Para a Teoria e Prática do Marketing no Brasil
Resumen
O ensino, a pesquisa e a prática do Marketing no Brasil parecem estar submetidos ao predomínio de uma visão acadêmica descontextualizada, mais afinada com a produção intelectual norte-americana do que com a realidade brasileira. Esta visão conformada e obediente pode comprometer o surgimento de uma legítima produção científica nacional. Na disciplina de Comportamento do Consumidor, acredita-se que tal situação seja agravada pela dependência dos pesquisadores brasileiros aos modelos herdados da escola behaviorista de Harvard. Sugere-se a construção de teorias de Marketing mais adequadas às necessidades de consumidores, gerentes e acadêmicos brasileiros. O presente artigo propõe discutir crítica e historicamente as origens e as conseqüências do predomínio do pensamento behaviorista no estudo do Comportamento do Consumidor no Brasil.Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.