O Gosto do Consumidor: Reflexão Teórica e Conceptualização

  • Renato Hübner Barcelos UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

O conceito de gosto (como gosto estético) é bastante estudado em áreas como filosofia, psicologia e sociologia, mas, nos estudos de consumo, ele ainda é pouco desenvolvido. Um sintoma deste problema é a presença de muitas indefinições sobre o conceito no campo, em função dos diferentes pressupostos dos autores, resultando em equívocos na apresentação de resultados e na integração de teorias. Dada a importância dos aspectos hedônicos e de gosto para os fenômenos de consumo, estes problemas representam uma carência importante a ser resolvida. Assim, este trabalho realiza uma revisão da literatura sobre gosto estético no consumo, a partir da qual é feita a problematização teórica de dois debates principais ligados ao tema: (1) a possibilidade de atribuição de valência positiva ou negativa ao gosto do consumidor; e (2) a objetividade ou subjetividade deste gosto. A partir desta argumentação, é apresentada uma conceptualização do gosto estético do consumidor com o objetivo de resolver equívocos teóricos, facilitar a integração de teorias e permitir a comparação de resultados de pesquisas. Defende-se, enfim, que a problematização e a definição conceitual propostas neste trabalho são úteis para a devida compreensão da formação de preferências do consumidor em relação a produtos hedônicos e estéticos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Renato Hübner Barcelos, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração com ênfase em Marketing pela (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado
2016-03-27
Cómo citar
Barcelos, R. H. (2016). O Gosto do Consumidor: Reflexão Teórica e Conceptualização. Revista Interdisciplinar De Marketing, 5(2), 3-18. https://doi.org/10.4025/rimar.v5i2.26477