Exploração de Mão de Obra na Fabricação de Produtos: Quem se Importa?
Resumen
O objetivo desta pesquisa é verificar se a imagem de marcas associadas à exploração de mão de obra afeta a intenção de compra de produtos (artigos esportivos). Para investigar tal questão, foi conduzido um experimento com 269 consumidores brasileiros. Os resultados evidenciam que: a intenção de compra de artigos esportivos não depende da associação da marca à exploração de mão de obra, mas é impactada pelo envolvimento com o produto e prestígio da marca. Esse resultado abre margem para uma série de investigações a respeito da responsabilidade social corporativa das empresas e o papel do consumidor, ampliando as discussões sobre o tema.Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.