M(eu)Phone: Os Significados de Consumo Para o Consumidor de iPhone Que Não Possui Renda Própria

  • Gabriela Porfírio Jacomino Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa Meneguello Biggi Universidade Estadual de Maringá
  • Olga Maria Coutinho Pépece Universidade Estadual Maringá

Resumen

O presente estudo objetivou entender o valor da marca e os significados de consumo do iPhone para seus consumidores que não possuem renda própria, tendo em vista a relevância do segmento de smartphones no mercado, em especial do iPhone. Para isso, a pesquisa qualitativa descritiva foi baseada em dados primários coletados de entrevistas, os quais foram submetidos à análise de conteúdo categorial de Bardin (1979). Os resultados identificaram: dificuldade de definição da marca iPhone, a qual foi referenciada como categoria de produto; ênfase no sofrimento pela possibilidade de perda do iPhone, porém sem aflições quando de sua substituição; funcionalidades que agradam ao consumidor e o faz fiel à marca; status permitido pela posse do iPhone perante o grupo social e a sociedade como um todo; e extensão do self com o símbolo do iPhone. Sobretudo, o valor da marca (brand equity) e os significados de consumo para aqueles que possuem um iPhone, porém não a renda própria para adquiri-lo, transcende ao conceito vinculado à posse concreta do aparelho em si e à posse de algum item da marca Apple, estando fortemente atrelada à posse abstrata da marca iPhone.

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Publicado
2018-12-31
Cómo citar
Jacomino, G. P., Biggi, L. M., & Pépece, O. M. C. (2018). M(eu)Phone: Os Significados de Consumo Para o Consumidor de iPhone Que Não Possui Renda Própria. Revista Interdisciplinar De Marketing, 8(2), 99-115. https://doi.org/10.4025/rimar.v8i2.37274