Cadeia Meios-Fim: Um Elo Entre Valores Pessoais e Identidade
Resumen
O marketing exerce influência no comportamento de consumo das pessoas, e reflete sob os aspectos que guiam as motivações e formam a personalidade humana. Este raciocínio considera que as decisões de consumo seguem uma estrutura cognitiva de conhecimento, que abrange desde a funcionalidade de um produto até o autoconhecimento do indivíduo. Em face ao exposto, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a relação entre às teorias de valores pessoais, identidade baseada em motivação e cadeia meios-fim, as quais contribuem para o entendimento da interioridade da mente humana, frente ao comportamento de consumo. A iminente possibilidade de concatenar estas três perspectivas teóricas poderia resultar em avanços para este campo de estudo, sendo um novo caminho de pesquisa em marketing. No que tange às implicações práticas desta frente de investigação em comportamento de consumo, os achados poderiam auxiliar os gestores no desenvolvimento de estratégias mercadológicas, tais como segmentação, posicionamento, elaboração de campanhas publicitárias e novos produtos. Sugere-se enquanto agenda de pesquisas futuras, a utilização desta perspectiva teórica em contextos de consumo em que o objeto de estudo, tenha forte ligação com o estilo de vida do consumidor, visando abstrair a relação dos valores pessoais com os seus traços identitários.
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