O Som do Consumo de Música das Crianças de Baixa Renda

Resumen

O trabalho apresenta análise de como se constitui o consumo de música por crianças das camadas populares, do ponto de vista material e simbólico. Essa proposição contempla uma lacuna na literatura sobre o domínio material e simbólico da música consumida por crianças de baixa renda. A investigação, de  natureza qualitativa, contemplou a observação participante associada às entrevistas,  construção e análise de desenhos, e levantamento fotográfico. Constatou-se que crianças de 09 a 12 anos da Baixada Fluminense são produtoras ativas de práticas e representações em seis categorias entrelaçadas (vida, arte, amizade e família, diversão, sentimentos e religião). São informações relevantes, pois crianças são alvos de debates do ponto de vista educacional e moral, que por vezes as excluem de seu lugar como ator social com agência. Como  contribuições teóricas e metodológicas a pesquisa legitima as crianças como sujeitos de pesquisa  responsáveis por intricado sistema social e mercadológico ao elaborarem seus gostos e estratégias de consumo. Observa-se também que  a música contribui para o desenvolvimento social e que as relações sociais do público infantil integra suas práticas escolares e, sobretudo, aponta a expressiva e peculiar influência religiosa que é capaz de inserir o funk e o gospel em harmonia nas preferências coletivas. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Flavia Galindo, MPGE / UFRRJ

Doutora em Ciências Sociais (CPDA - UFRRJ), é professora adjunta no DCA/ICSA/UFRRJ, vice coordenadora no Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE/UFRRJ) e Gestora do Convênio MPGE/UFRRJ e IFRJ. É conteudista e coordenadora da disciplina de Marketing Digital do CEDERJ, membro do Grupo Estudos do Consumo,  e integra a equipe organizadora e o comitê científico do ENEC - Encontro Nacional dos Estudos do Consumo. Possui mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ), MBA pelo Instituto COPPEAD/UFRJ & Universidade de San Diego (EUA), e Pós Graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM-RJ. Como pesquisadora, tem especial interesse pelo desenvolvimento de pesquisas sobre o consumo, comunicação corporativa e sociologia do marketing. É membro da Associación Latinoamericana de Sociología, do Grupo de Pesquisa "Estratégias de inovação na Organização do Trabalho" do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ, líder do grupo de Pesquisa em Sociologia do Marketing (CNPq), e é associada ANPAD no Grupo de Marketing.

Isabela da Silva Souza, UFRRJ

Mestranda em Gestão e Estratégia (MPGE/UFRRJ). Bacharela em Administração (UFRRJ). Professora do Município de Queimados - RJ. Mediadora da disciplina Marketing Turístico - Licenciatura em Turismo (CEDERJ/UFRRJ). MBA em Gestão de Marketing (FESL). É membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia do Marketing (UFRRJ).

Publicado
2021-05-22
Cómo citar
Galindo, F., & Souza, I. da S. (2021). O Som do Consumo de Música das Crianças de Baixa Renda. Revista Interdisciplinar De Marketing, 11(1), 38-53. https://doi.org/10.4025/rimar.v11i1.51142