Antecedentes da Continuidade e Desempenho dos Relacionamentos Interorganizacionais Entre Fornecedores e Organizações de Serviços

Resumen

A terceirização de serviços em cadeias de suprimento tem crescido sistematicamente a medida que as empresas tendem a focar em seu core-business. Porém, apesar dos volumosos recursos envolvidos, pouco se sabe sobre os antecedentes do desempenho financeiro e operacional das empresas contratadas. Neste sentido foi elaborada esta pesquisa, que visa compreender como as variáveis relacionais podem afetar e contribuir para a longevidade dos relacionamentos e para o desempenho destas organizações. Para verificar as hipóteses, foi realizado um levantamento com 154 empresas prestadoras de serviços. O modelo de pesquisa proposto identificou principais fatores que fortalecem o relacionamento entre organizações, com ênfase nos antecedentes relacionais da propensão ao término do relacionamento, do desempenho operacional (investimento e comprometimento da contratada) e desempenho financeiro (investimento da tomadora e confiança). Entende-se que este trabalho contribui para o entendimento do fenômeno, sendo o único trabalho que descreve como as variáveis relacionais são antecedentes de seu desempenho operacional e financeiro de fornecedores de serviços.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Cid Gonçalves Filho, IKG Lab

Doutor em Administração pela UFMG.

Thiago Silveira Lima, CEMIG

Mestre em Administração pela FUMEC.

Wagner Macedo, CEMIG

Técnico na CEMIG.

Flavia Braga Chinelato, PUC del Peru

Professora e pesquisadora na CENTRUM, PUC del Peru.

 

Publicado
2021-10-07
Cómo citar
Gonçalves Filho, C., Lima, T. S., Macedo, W., & Chinelato, F. B. (2021). Antecedentes da Continuidade e Desempenho dos Relacionamentos Interorganizacionais Entre Fornecedores e Organizações de Serviços . Revista Interdisciplinar De Marketing, 11(2), 196-218. https://doi.org/10.4025/rimar.v11i2.57036