Socialização Antirracista e Consumo: A Perspectiva de Pais e Mães de Crianças Negras

Resumen

Este artigo tem como objetivo contribuir com o debate da chamada socialização do consumidor, incorporando a perspectiva de pais e mães de crianças negras empenhados em uma criação antirracista para seus filhos. Busca-se analisar o modo como a aqui denominada socialização emancipatória, ou antirracista, se expressa na relação com mercados, serviços e produtos. A análise propõe que sejam integradas ao debate teórico de socialização e consumo dimensões tradicionalmente negligenciadas pela tradição de estudos de cultura e consumo, como as de subalternização, estigmatização, entre outras reveladoras de processos de dominação historicamente herdados no Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa junto a membros do Coletivo Pais Pretos Presentes, discutem-se perfis, trajetórias e antecedentes do ativismo familiar antirracista e o modo como tais esforços se materializam na adesão a serviços e produtos voltados para as crianças, especialmente instituições escolares, conteúdos culturais e brinquedos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Danusa Santos de Vasconcellos Martha, Fundação Getulio Vargas

Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (MEX / EBAPE / FGV)

Marisol Rodriguez Goia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC / UFRJ)

Publicado
2022-10-17
Cómo citar
Santos de Vasconcellos Martha, D., & Rodriguez Goia, M. (2022). Socialização Antirracista e Consumo: A Perspectiva de Pais e Mães de Crianças Negras. Revista Interdisciplinar De Marketing, 12(1), 34-51. https://doi.org/10.4025/rimar.v12i1.58998