O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato ".doc" do Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11-pontos do tipo Arial; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas, quando usadas, estão inseridas no texto, não no final do documento ou na forma de anexos.
  • As citações a autores, referências bibliográficas, figuras, quadros e tabelas incluídas no texto seguem os padrões de estilo da APA (American Psychological Association) e requisitos bibliográficos conforme descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto não contem identificação de seus autores, e foram retirados dados de identificação nas propriedades do documento (arquivo ".doc"), assegurando a avaliação pelos pares em sistema de blind review.
  • O texto submetido tem no máximo 4 (quatro) autores.
  • No processo de submissão foram inseridos os nomes completos dos autores, suas identificações institucionais, seus e-mails, e foi indicado qual autor(a) é o contato principal para correspondência editorial.
  • As referências usadas no artigo foram inseridas no formulário de submissão do artigo.

Diretrizes para Autores

 

Prioridades de Publicação

 

A RIMAR tem como prioridade a publicação de artigos e/ou ensaios, em geral, que promovam a interdisciplinaridade na área de marketing. Ao longo dos anos, marketing, enquanto campo de conhcecimento acadêmico-científico e de prática organizacional, tem recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento, como Economia, Sociologia, Psicologia, Antropologia e Estatística, dentre outras. Espera-se que os artigos e ensaios submetidos à RIMAR reflitam tais contribuições e contemplem interdisciplinaridade.

 

Sobre os Artigos Para Submissão

 

Os artigos e/ou ensaios encaminhados devem ser originais e não devem ter sido aceitos para publicação ou estarem em fase de revisão para publicação em outro periódico. Artigos já publicados em Anais (ou Proceedings) de congressos, conferências, encontros, simpósios e/ou eventos semelhantes, serão considerados para publicação. Para tanto é possível que sejam solicitadas eventuais adequações e/ou atualizações. Trabalhos que tenham tido apenas o seu resumo publicado também poderão ser considerados e analisados para publicação, desde que observem o caráter do público leitor da RIMAR quando da submissão. Ressalta-se que não serão aceitas submissões de artigos que tenham mais de quatro autores. Artigos que sejam revisões bibliométricas sem agenda de pesquisa e sem incluir a produção acadêmica brasileira relativa à temática da revisão não serão aceitos. De modo complementar, artigos que tratem de uma empresa (ou organização) específica não serão aceitos, a menos que fique claro que a empresa (ou organização) foi usada como base empírica para a investigação de relevante questão teórica ou metodológica. Espera-se a submissão de artigos com pesquisas em marketing e consumo e não de artigos com pesquisas de marketing e consumo.  

 

Tamanho e Forma de Originais e Instruções Para Submissão de Artigos

 

Os artigos deverão ser submetidos pela internet, acessando esta Página da RIMAR. Os nomes completos dos autores deverão ser inseridos, bem como deverão ser preenchidos todos os demais campos relativos aos metadados da submissão dos artigos.

Os originais enviados deverão obedecer a seguinte formatação:

a) o texto deve ser escrito em português ou inglês;

b) o artigo deverá apresentar título em português e inglês, contendo até 20 palavras;

c) o artigo deverá conter: resumo e palavras-chave (no máximo 4), bem como abstract e key words (no máximo 4). Espera-se que o resumo e o abstract contenham informações sucintas sobre o artigo e não tenham mais do que 200 palavras. No caso de pensata, o resumo e o abstract devem ter 120 palavras no máximo;

d)  os artigos devem estar formatados, na configuração de páginas, em papel A-4, com margens superior de 3cm, inferior de 2cm, esquerda de 3cm e direita de 2cm;

e) o texto deve ser digitado no editor de textos Word for Windows 6.0 ou superior, na extensão ".doc". Deve, ainda, estar digitado em espaço simples entre linhas, utilizando caracteres Arial tamanho 11, com alinhamento justificado, tabulação padrão de 1,25 cm no início dos parágrafos. Entre um parágrafo e outro deve haver um espaço simples (não use espaçamento em pontos [pt] antes ou depois de cada parágrafo). O corpo total do texto deve conter entre 3.500 e 8.000 palavras (em torno de 10 a 22 páginas), incluindo quadros, tabelas, figuras, ilustrações, apêndices, notas de final de texto (se for o caso) e referências bibliográficas. Textos com mais de 8.000 palavras deverão ser justificados quanto à pertinência;

f) não são aceitas notas de roda-pé, bem como o uso de ibid., op. cit., e demais referências do gênero. Caso sejam estritamente necessárias, recomenda-se que sejam apresentadas como notas de final de texto. Do mesmo modo, não são aceitas palavras sublinhadas (nesse caso use itálico);

g) o arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar 2MB, bem como não poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção "propriedades" do Word;

h) tabelas, figuras, quadros e gráficos deverão ser inseridos no texto logo após a sua citação no corpo do artigo e deverão conter a indicação de suas fontes. As tabelas não deverão conter borda esquerda nem direita;

i) as figuras e as tabelas não deverão ocupar toda a largura da página e não devem ultrapassar 16 cm;

j) figuras e imagens devem ser inseridas no próprio texto, tendo preferencialmente 300 dpi de resolução e formato "jpg" ou "png";

k) quando da citação de autores no corpo do texto, seguir o formato da APA (American Psychological Association). Para um autor, usar a indicação do sobrenome e ano: Richers (1981) ou (Richers, 1981); para dois autores: Vieira e Matos (2012) ou (Vieira & Matos, 2012); para três ou mais autores, quando da primeira citação, informar todos os sobrenomes e ano: Perin, Sampaio, Froemming, e Luce (2002) ou (Perin, Sampaio, Froemming, & Luce, 2002); para três ou mais autores, quando das citações subsequentes, usar "et al.": Perin et al. (2002) ou (Perin et al., 2002);

l) as referências bibliográficas deverão estar em ordem alfabética, justificado, ao final do texto, de acordo com o formato da APA (American Psychological Association). Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local nem o mês de publicação. Outrossim, as referências usadas no artigo deverão ser inseridas no formulário de submissão do artigo. 

Exemplos de Referências 

- Artigos

Faria, A. (2006). Crítica e cultura em marketing: Repensando a disciplina. Cadernos EBAPE.BR, 4(3), 1-16.

Perin, M. G., Sampaio, C. H., Froemming, L. M. S., & Luce, F. B. (2002). A pesquisa survey em artigos de marketing nos ENANPAD's da década de 90. Revista Interdisciplinar de Marketing, 1(1), 44-59.

Vieira, V. A., & Matos, C. A. de. (2012). A influência da apresentação do preço sobre as avaliações dos clientes. Revista de Administração Contemporânea, 16(4), 544-565. 

- Anais

Pépece, O. M. C. (2002, Setembro). O comportamento de compra de presentes: mais um simples ato de consumo ou uma forma de expressão de significados? Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, Brasil, 26.

Strehlau, V. I., Claro, D. P., & Laban Neto, S. A. (2010, Maio). Espelho, espelho meu, existe alguém mais vaidosa do que eu? A vaidade feminina e sua influência na autoestima e no consumo de procedimentos estéticos. Anais do Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Florianópolis, SC, Brasil, 4. 

- Livros

Farias, S. A. (Org.). (2009). Marketing online: o consumidor na internet. Recife: Editora Universitária da UFPE.

Richers, R. (1981). O que é marketing. São Paulo: Brasiliense. 

Urdan, A. T., & Urdan, F. T. (2010). Marketing estratégico no Brasil: teoria e aplicações. São Paulo: Atlas.

- Capítulos de Livros

Ayrosa, E. A. T., & Sauerbronn, J. F. R. (2004). Uma introdução ao uso de métodos qualitativos de pesquisa em comportamento do consumidor. In M. M. F. Vieira & D. M. Zouain (Org.), Pesquisa qualitativa em administração (pp. 185-199). Rio de Janeiro: FGV Editora. 

- Teses e Dissertações

Scharf, E. R. (2009). Proposta de valor na construção de identidade de marca: o capital humano envolvido na área mercadológica (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

 

Informação Sobre os Critérios de Seleção

 

Os artigos serão analisados através do sistema de blind review, por pelo menos dois consultores/revisores editoriais. Espera-se que os artigos demonstrem uma contribuição para marketing, preferencialmente sob uma perspectiva interdisciplinar. Será com base nessa capacidade de contribuição para a área de marketing que a princípio os artigos serão julgados.

 

Pontos de vista circunstanciais e/ou consubstanciados e artigos encaminhados do tipo "pensamentos" e "reflexões", não serão aceitos para publicação, com exceção de trabalhos com o nítido caráter de ensaio ou pensata. Recomenda-se fortemente que os artigos sejam oriundos de pesquisa teórica e/ou empírica. Os artigos e ensaios que obedecerem o critério básico de abordarem marketing promovendo a interdisciplinaridade e o debate crítico na comunidade acadêmica e de praticantes profissionais de marketing receberão prioridade para publicação. Critérios adicionais incluem clareza na redação do texto e adequação técnica do texto original encaminhado.

 

Informação Sobre os Procedimentos Editoriais de Revisão e Publicação

 

Os artigos são recebidos pelo Editor da RIMAR e conferidos quanto à Política Editorial e adequação às orientações para publicação. Após isso são encaminhados pelo Editor para, no mínimo, dois consultores/revisores. Nem os consultores/revisores, nem os autores tomam conhecimento da identidade de nenhuma das partes

 

Espera-se notificar os autores sobre desk review/rejection em até quatro semanas após o recebimento do texto original, e dentro de um período de até 90 dias, informar sobre a situação editorial do artigo na RIMAR. Os artigos aceitos serão publicados obedecendo, preferencialmente, a ordem/data de submissão e aceite dentro do fluxo editorial de publicaçâo das edições regulares e especiais, bem como a Política Editorial da revista.

 

A RIMAR não remunera os autores pela publicação dos seus artigos na mesma.

Fórum

Compreende textos na forma de artigos empíricos ou ensaios teóricos organizados em torno de um mesmo tema, relacionado a marketing, mercado e organizações, sob uma perspectiva que contemple interdisciplinaridade em marketing.

Artigos

Compreende textos na forma de artigos empíricos ou ensaios teóricos que contenham estudos ou pesquisas concluídas que contemplem a interdisciplinaridade e o debate em marketing. 

Pensata

Compreende textos na forma de ensaios contendo reflexões, narrativas, experiências ou comentários de ordem acadêmica e teórica sobre temas que guardem relação com marketing, mercado e organizações, sob uma perspectiva que promova a interdisciplinaridade e o debate em marketing.

Resenha

Compreende textos, sob uma perspectiva analítica, na forma de resenhas bibliográficas a respeito de obras que guardem interesse para o campo de marketing.

Política de Privacidade

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