O Fenômeno da Contemplação em Contextos de Consumo de Luxo

  • Leonardo Aureliano-Silva Universidade Anhembi Morumbi - UAM, Escola Superior de Propaganda e Marketing -ESPM
  • Suzane Strehlau Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
Palavras-chave: Contemplação, consumo, marketing, status, marcas de luxo

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar o fenômeno da contemplação e propor uma reflexão de sua aplicação no campo do marketing. A contemplação é um fenômeno psicológico e cognitivo no qual o indivíduo manifesta grande admiração por algo (MAY, 1982). Compreender esse fenômeno no campo do marketing traz contribuições teóricas para a área, sobretudo, no entendimento do desejo do consumidor por marcas de luxo. Ainda possibilita que gestores de marketing reflitam sobre estratégias de marketing que têm sido utilizadas com o objetivo de posicionar essas marcas para um grupo seleto de consumidores, que de fato, contemplam tais produtos.

Palavras-chave: contemplação, marcas de luxo, consumo, marketing, status

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Publicado
2020-09-10
Como Citar
Aureliano-Silva, L., & Strehlau, S. (2020). O Fenômeno da Contemplação em Contextos de Consumo de Luxo. Revista Interdisciplinar De Marketing, 9(1), 62-73. https://doi.org/10.4025/rimar.v9i1.41798
Seção
Artigos