Características da situação de estudo como proposta de desenvolvimento do currículo e formação docente no ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63576Palavras-chave:
Formação inicial e continuada de professores, Grupo de estudos, CurrículoResumo
Este texto evidencia as características da situação de estudo (SE) como proposta de desenvolvimento curricular e formação docente no ensino de Ciências, a partir do problema: “Quais as evidências de que grupos de pesquisadores, com algum vínculo com o Gipec/Unijuí, expressam as características da SE no desenvolvimento de currículo e formação docente, na constituição do pensamento conceitual sistêmico de um conteúdo contextualizado?â€. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006), em levantamento realizado no Portal de Periódicos da CAPES/MEC, entre 2001-2018, com o descritor “situação de estudoâ€. É uma pesquisa qualitativa, que utilizou as etapas da análise textual discursiva (ATD) (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2016): desconstrução e unitarização; categorização e comunicação. Identificou-se que a elaboração de propostas de desenvolvimento do currículo promovem e marcam a formação docente. Estes aspectos evidenciam a inter-relação entre as dimensões - coletiva, temporal e teoricaepistemológica - como basilares do processo de mudança curricular atrelada í formação docente. Os indícios são apresentados em três categorias que caracterizam a SE e constituem a proposição “Inovação curricular e formação de professores: inter-relações entre as dimensões coletiva, temporal e teoricaepistemológicaâ€.
Downloads
Referências
APPLE, Michael Whitman. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de currículo nacional. In: MOREIRA, Antônio Flávio, SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2008b, p. 59- 91.
BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de; PINO, José Cláudio del. Situação de estudo: uma estratégia de formação docente no mundo em transformação. Enseí±anza de Las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, n. extra, p.1835-1838, 2009. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/294125/382653. Acesso em: 20 jul. 2018.
BINSFELD, Silvia Cristina. Experiências com a “Situação de Estudo†na Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza e Suas Marcas nas Concepções e na Prática Pedagógica. Tese de doutorado sob orientação de Pierson, Alice H. C. São Carlos/SP, 2017.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoria crítica de la enseí±anza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Ed. Martinez Roca. Barcelona: Espanha, 1988.
FRISON, Marli Dallagnol; DUARTE, Newton; WYZYKOWSKI, Tamini. O trabalho educativo e sua relação com a apropriação de conceitos científicos e com o desenvolvimento do
psiquismo. Enseí±anza de Las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Sevilla, n. extra, p.307-311, 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/334362/425219. Acesso em: 20 jul. 2018.
GALIAZZI, Maria do Carmo et al. Aprender em rede na Educação em Ciências. Ijuí: Editora Unijuí, 2008. 304 p. (Coleção Educação nas Ciências).
GALIAZZI, Maria do Carmo et al. Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. 408 p. (Coleção Educação nas Ciências).
GEHLEN, Simoni Tormí¶hlen; MALDANER, Otavio Aloisio; DELIZOICOV, Demétrio. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação
em Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 1, p.1-22, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n1/01.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; STUANI, Geovana Mulinari; SOUZA, Carlos Alberto. Formação Docente no Contexto Escolar: contribuições da reconstrução curricular via Abordagem Temática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 4, n. 2, p.83- 107, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37561/28854. Acesso em: 20 jul. 2018.
LíœDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Gen, 2013. 122 p.
MACHADO, Aniara Ribeiro; MARQUES, Carlos Alberto; SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da. Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 1, p.23-42, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n1/1516-7313-ciedu-22-01-0023.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
MALDANER, Otavio Aloísio; COSTA-BEBER, Laís Basso; MACHADO, Aniara Ribeiro. Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 1, p.85-111, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698/28869. Acesso em: 20 jul. 2018.
MALDANER, Otavio Aloísio; ZANON, Lenir Basso. Situação de Estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Org.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. p.43-64.
MASSENA, Elisa Prestes. Situação de Estudo: processo de significação pela pesquisa em grupos interinstitucionais. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf. Acesso em: 26 jan. 2019.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Revisada e Ampliada. Editora Unijuí. Ijuí: Brasil, 2016.
MUNDIM, Juliana Viégas; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista í superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 4, p. 787-902, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n4/v18n4a04.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina; AUTH, Milton Antoni; MALDANER, Otavio Aloisio. Situação de estudo como forma de inovação curricular em ciências naturais. In: GALIAZZI, Maria do Carmo et al. (Org.). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. p. 161-176. (Coleção Educação nas Ciências).
RITTER, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio. CTS na situação de estudo: desenvolvimento de currículo e formação de professores. Praxis & Saber, Colômbia, v. 6, n. 11, p. 195-214, 2015. Disponível em: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/praxis_saber/article/view/3580/3538. Acesso em: 20 jul. 2018.
RITTER, Jaqueline; NERY, Belmayr; MALDANER, Otavio Aloisio; UMPIERRE. Andréa e SOUSA, Tatiane Os Sistemas de Atividade na Interpretação da Produção Curricular por `Situação de Estudo´: Fundamentos Teórico-Metodológicos. Química Nova na Escola (Cadernos de Pesquisa), São Paulo, v. 41, n.1, p. 55-68, 2019. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_1/09- CP-65-18_ENEQ.pdf . Acesso em: 08 mar. 2019.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p.37-50, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004. Acesso em: 20 jul. 2018.
SACRISTÍN, Gimero José. El currículum como estudio del contenido de la enseí±anza. In. SACRISTÍN, Gimero José et al. Ensayos sobre el currículum: Teoría e Prática. São Paulo: Cortez: Ediciones Morata, Madrid, p.29-62, 2017.
SANGIOGO, Fábio André et al. Pressupostos epistemológicos que balizam a Situação de Estudo: algumas implicações ao processo de ensino e í formação docente. Ciência & Educação, Bauru, v. 19,
n. 1, p.35-54, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/04.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
SILVA, Rejane Maria Ghisolfi; FRISON, Marli Dallagnol; VENQUIARUTO, Luciana Dorneles.
Abordagem temática na área de ciências da natureza: implicações nos processos
formativos. Enseí±anza de Las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Sevilla, n.extra , p.2995-2999, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/109_-_Abordagem_tematica_na_area_de_ciencias_da_nature. Acesso em: 20 jul. 2018.
SOUZA, Marcus Venícius Juliano de et al. Utilização de situação de estudo como forma alternativa para o ensino de Física. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p.84- 96, 2009. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/8646/6586. Acesso em: 20 jul. 2018.
TAHA, Marli Spat et al. Valor nutricional dos alimentos: uma situação de estudo í contextualização e interdisciplinaridade no ensino de ciências. Góndola, Enseí±anza y Aprendizaje de Las Ciencias, [s.l.], v. 12, n. 2, p.131-141, 2017. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/11442/pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
UMPIERRE, Andréa Borges; RITTER, Jaqueline; VASCONCELOS, Andréia Rosa Ívila. Formação inicial e continuada de professores: saberes para um ensino interdisciplinar na área de ciências da natureza. Enseí±anza de Las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Sevilla, n. extra, p.2447-2451, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/62_-_Formacao_Inicial_e_Continuada_de_Professores.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018. 21
VASCONCELOS, Andréia Rosa de Avila de et al. Processos de mediação na produção de currículo na interface Universidade e Escola. Enseí±anza de Las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Sevilla, n. extra , p.2413-2417, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/63_-_Processos_de_mediacao_na_producao_de_curriculo_na_interface_Universidade_e_Escola.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
VIEIRA, Lorena Brito Góes; FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha; MALDANER, Otavio Aloisio; MASSENA, Elisa Prestes. Situação de estudo: o que vem sendo publicado em eventos e periódicos da área de ensino de ciências?. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p.1-29, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v20/1983-2117-epec-20- e2914.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZANON, Lenir Basso. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática: módulos triádicos na licenciatura de Química. 2003. 294 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2003.