Caracterí­sticas da situação de estudo como proposta de desenvolvimento do currí­culo e formação docente no ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63576

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada de professores, Grupo de estudos, Currí­culo

Resumo

Este texto evidencia as caracterí­sticas da situação de estudo (SE) como proposta de desenvolvimento curricular e formação docente no ensino de Ciências, a partir do problema: “Quais as evidências de que grupos de pesquisadores, com algum ví­nculo com o Gipec/Unijuí­, expressam as caracterí­sticas da SE no desenvolvimento de currí­culo e formação docente, na constituição do pensamento conceitual sistêmico de um conteúdo contextualizado?â€. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006), em levantamento realizado no Portal de Periódicos da CAPES/MEC, entre 2001-2018, com o descritor “situação de estudoâ€. É uma pesquisa qualitativa, que utilizou as etapas da análise textual discursiva (ATD) (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2016): desconstrução e unitarização; categorização e comunicação. Identificou-se que a elaboração de propostas de desenvolvimento do currí­culo promovem e marcam a formação docente. Estes aspectos evidenciam a inter-relação entre as dimensões - coletiva, temporal e teoricaepistemológica - como basilares do processo de mudança curricular atrelada í  formação docente. Os indí­cios são apresentados em três categorias que caracterizam a SE e constituem a proposição “Inovação curricular e formação de professores: inter-relações entre as dimensões coletiva, temporal e teoricaepistemológicaâ€.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUí

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007) e mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde 2013 na área de Ensino de Ciências/Biologia. Atualmente professora no campus Cerro Largo/RS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUí­).

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUí

Possui Licenciatura Plena Em Ciências Hab Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor efetivo adjunto ní­vel 1, doutor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUí

Graduação em Ciências para Licenciatura de 1º Grau e Licenciatura Plena em Ciências, com Habilitação em Quí­mica, ambas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí­). Mestre em Ciências Biológicas, com especialização em Bioquí­mica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da UFRGS. Atualmente, é professora na Unijuí­ e está vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui).

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Pansera-de-Araújo, M. C., Bervian, P. V., Bianchi, V., & Oliveira Boff, E. T. de. (2022). Caracterí­sticas da situação de estudo como proposta de desenvolvimento do currí­culo e formação docente no ensino de Ciências. Vitruvian Cogitationes, 1(1), 1–21. https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63576

Edição

Seção

Artigos