A abordagem CTS no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63590Palavras-chave:
Anos iniciais, CTS, Formação de professoresResumo
As pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS surgiram no período de pós guerra com a preocupação dos efeitos do desenvolvimento tecnológico sobre a sociedade, bem como com a escassez de alimentos e também com as questões ambientais. Estas mesmas preocupações invadiram as Universidades e chegaram no contexto escolar, como requisito primordial para formação de um cidadão crítico e participativo, com capacidade de refletir sobre suas ações e procurar soluções para os problemas sociais, ambientais e éticos. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar como está sendo articulada a abordagem CTS na formação dos professores de uma Escola Pública do Ensino fundamental I. Para isto, a metodologia adotada pauta-se em pesquisa de abordagem qualitativa, em que foi utilizada a técnica de questionário estruturado com 15 professores que atuam do 1º ao 5º ano da rede Municipal de ensino de Manaus e, verificamos por meio de análise de conteúdo como esta abordagem está presente na Proposta Político Pedagógica – PPP. Os resultados apontam para a presença da abordagem CTS nos documentos oficiais, em algum de seus elementos, contudo, na organização não parecem que realmente valorizam essa relação. Quanto í formação dos professores evidencia-se a necessidade de uma formação mais específica, pois mesmo que atuem utilizando elementos da abordagem CTS, eles não têm conhecimento teórico que subsidiem estas práticas, o que traria um melhor resultado. As conspecções dos professores sobre a abordagem variam, no entanto os mesmos conseguem relacionar as questões sociais, decorrentes da ciência e da tecnologia.
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