A abordagem CTS no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental I

Autores

  • Cleusa Suzana Oliveira de Araujo Universidade do Estado do Amazonas – UEA https://orcid.org/0000-0002-2634-8895
  • Daniela dos Santos Cavalcante Universidade Federal de Roraima - UFRR
  • Guiana da Silva Moreira Universidade do Estado do Amazonas – UEA

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63590

Palavras-chave:

Anos iniciais, CTS, Formação de professores

Resumo

As pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS surgiram no perí­odo de pós guerra com a preocupação dos efeitos do desenvolvimento tecnológico sobre a sociedade, bem como com a escassez de alimentos e também com as questões ambientais. Estas mesmas preocupações invadiram as Universidades e chegaram no contexto escolar, como requisito primordial para formação de um cidadão crí­tico e participativo, com capacidade de refletir sobre suas ações e procurar soluções para os problemas sociais, ambientais e éticos. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar como está sendo articulada a abordagem CTS na formação dos professores de uma Escola Pública do Ensino fundamental I. Para isto, a metodologia adotada pauta-se em pesquisa de abordagem qualitativa, em que foi utilizada a técnica de questionário estruturado com 15 professores que atuam do 1º ao 5º ano da rede Municipal de ensino de Manaus e, verificamos por meio de análise de conteúdo como esta abordagem está presente na Proposta Polí­tico Pedagógica – PPP. Os resultados apontam para a presença da abordagem CTS nos documentos oficiais, em algum de seus elementos, contudo, na organização não parecem que realmente valorizam essa relação. Quanto í  formação dos professores evidencia-se a necessidade de uma formação mais especí­fica, pois mesmo que atuem utilizando elementos da abordagem CTS, eles não têm conhecimento teórico que subsidiem estas práticas, o que traria um melhor resultado. As conspecções dos professores sobre a abordagem variam, no entanto os mesmos conseguem relacionar as questões sociais, decorrentes da ciência e da tecnologia.

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Biografia do Autor

Cleusa Suzana Oliveira de Araujo, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências do Primeiro Grau pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Bacharelado em Ciências Teológicas (2013), Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo (2016) pela Faculdade Boas Novas e Psicologia pela Faculdade Martha Falcão Wyden (2022); mestrado (1996) e doutorado (2002) em Biologia de Ígua Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Daniela dos Santos Cavalcante, Universidade Federal de Roraima - UFRR

ossui graduação em Tecnologia Agroindustrial pela Universidade do Estado do Pará (2005). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2008). Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal de Roraima (2017). Atualmente é Professora EBTT classe D403, da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima, Campus Murupu.

Guiana da Silva Moreira, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Formação em Magistério pelo Instituto de Educação do Amazonas. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2019). Atuante como Gerente da Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Araujo, C. S. O. de, Cavalcante, D. dos S. ., & Moreira, G. da S. (2022). A abordagem CTS no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental I. Vitruvian Cogitationes, 1(1), 116–134. https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63590

Edição

Seção

Artigos