A interdisciplinaridade no Ensino de Ciências: perspectivas para a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63596Palavras-chave:
Integração curricular, Projetos interdisciplinares, Educação científica e tecnológicaResumo
Este texto tem como objetivo discutir a interdisciplinaridade no ensino de Ciências como possibilidade de romper a organização curricular tradicional e cartesiana preponderante nas escolas de educação básica, apontando a abordagem de projetos interdisciplinares como forma de integrar as diferentes disciplinas, procurando unir diferentes concepções baseadas em um conjunto de atividades para discutir um determinado tema e descrevendo as potencialidades e dificuldades da discussão de temas integrados nas aulas de ciências. As potencialidades na abordagem de projetos interdisciplinares são apontadas para a formação coletiva de grupos de docentes de uma mesma instituição de ensino, bem como dos estudantes envolvidos, levando í discussão sob o olhar de diferentes áreas do conhecimento, possibilitando uma tomada de decisão mais argumentada. Destaca-se que as principais dificuldades encontradas estão relacionadas í questão da aproximação entre as áreas de ciências humanas e ciências naturais. Dessa forma, entende-se que formações continuadas que abordem práticas interdisciplinares são imprescindíveis para a formação de professores, bem como a discussão na formação inicial com os futuros docentes.
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