A interdisciplinaridade no Ensino de Ciências: perspectivas para a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63596

Palavras-chave:

Integração curricular, Projetos interdisciplinares, Educação cientí­fica e tecnológica

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a interdisciplinaridade no ensino de Ciências como possibilidade de romper a organização curricular tradicional e cartesiana preponderante nas escolas de educação básica, apontando a abordagem de projetos interdisciplinares como forma de integrar as diferentes disciplinas, procurando unir diferentes concepções baseadas em um conjunto de atividades para discutir um determinado tema e descrevendo as potencialidades e dificuldades da discussão de temas integrados nas aulas de ciências. As potencialidades na abordagem de projetos interdisciplinares são apontadas para a formação coletiva de grupos de docentes de uma mesma instituição de ensino, bem como dos estudantes envolvidos, levando í  discussão sob o olhar de diferentes áreas do conhecimento, possibilitando uma tomada de decisão mais argumentada. Destaca-se que as principais dificuldades encontradas estão relacionadas í  questão da aproximação entre as áreas de ciências humanas e ciências naturais. Dessa forma, entende-se que formações continuadas que abordem práticas interdisciplinares são imprescindí­veis para a formação de professores, bem como a discussão na formação inicial com os futuros docentes.

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Biografia do Autor

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito. Especialização em Ensino de Ciências na Educação do Campo e Mestrado em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (Unipampa). Atualmente é professor de Ciências na rede municipal de ensino de Dom Pedrito/RS, estando como supervisor de Ciências na Secretaria de Educação, e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Cientí­fica e Tecnológica (UFSC).

Leandro Duso, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina-PPGECT (2015), mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2005) e graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2003). Professor magistério superior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no departamento de Metodologia de Ensino. Diretor da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia-regional 3 (SBEnBio-Reg.3).

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Fonseca, E. M. da, & Duso, L. (2022). A interdisciplinaridade no Ensino de Ciências: perspectivas para a prática pedagógica. Vitruvian Cogitationes, 2(1), 118–133. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63596

Edição

Seção

Artigos