Relato de uma oficina teórico-prática: representação em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63679

Palavras-chave:

Perspectiva, Técnica de representação, Interdisciplinaridade, Oficina

Resumo

A perspectiva é uma técnica utilizada para representar as formas e a profundidade espacial sobre uma superfí­cie plana, e que se desenvolve por meio da percepção visual do indiví­duo. É uma representação visual que possibilita conexões entre Matemática e Artes Visuais. Neste relato de experiência, descrevemos a Oficina denominada `Representação em perspectiva: uma proposta interdisciplinar para o ensino de Geometria´, que teve por objetivo propiciar conhecimentos interdisciplinares sobre a técnica da representação em perspectiva. Para tanto, inicialmente apresentamos a Oficina, seus objetivos, sua importância e os procedimentos metodológicos adotados. Em seguida, realizamos um breve panorama da Perspectiva no Renascimento e na atualidade, descrevendo todo o processo de realização da Oficina. Apresentamos também dados parciais da Oficina, como produções realizadas pelos sete participantes e alguns resultados obtidos por meio das falas dos sujeitos. Para a apresentação dos dados descritivos da Oficina, realizou-se uma análise de conteúdo, em que optou-se por evidenciar somente aqueles sujeitos e suas respectivas falas que indicavam as contribuições da Oficina e a relevância da temática abordada. Finalmente, são apresentadas algumas reflexões sobre a temática e a realização da Oficina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Jéssica Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciada em Matemática na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2015). Atualmente é professora da Escola Evangélica de Carambeí­ (desde 2015).

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

ATALAY, B. A Matemática e a Mona Lisa: a confluência da arte com a ciência. São Paulo: Mercuryo, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CANAL GAUEPG Galeria. Youtube. Representação em perspectiva. 2021 (18 min). Disponí­vel em: https://www.youtube.com/channel/UCSiKUwWr77uXCIkMthb6vIA/videos. Acesso em: 09 de set. de 2021.
FFLORES, C. R. Olhar, Saber, Representar: Ensaios sobre a representação em perspectiva. 2003. 189 p. (Doutorado em Educação – Centro de Ciências da Educação) – Curso de Pós- graduação em Educação, Universidade Federal De Santa Catarina – UFSC.
KLEIN, R. A forma e o inteligí­vel: Escritos sobre o Renascimento e a Arte Moderna. Trad. Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3 ed. Ijuí­: Ed. Unijuí­, 2016.
PANOFSKY, E. A perspectiva como forma simbólica. Trad. Nunes, E. 1ª ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2000.
RAFAEL. Escola de Atenas. 1506-1510. Afresco (5mí—7m). Palácio Apostólico. Vaticano. Disponí­vel em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Atenas#/media/Ficheiro:Escola_de_Atenas_-_Vaticano_2.jpg . Acesso em 01 dez. 2021.
SILVA, D. P. Org. Oficinas temáticas no ensino público: formação continuada de professores. São Paulo: FDE, 2007.
SILVA, J. A. P. Arte e Ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do códex entre Cigoli e Galileo no século XVII. 2013. 503 p. (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Curso de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, UEM.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. O Codex Cigoli-Galileu: Ciência, Arte e Religião num enigma copernicano. Maringá: Eduem, 2015.
WIKIPÉDIA. O Jardim de Nebamun. 1350 a.c. Afresco (5mí—7m). Museu Britânico, Londres, Reino Unido. Disponí­vel em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Le_Jardin_de_N%C3%A9bamoun.jpg. Acesso em: 13 de jun. de 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Oliveira, J. R. de, & Silva, J. A. P. da. (2022). Relato de uma oficina teórico-prática: representação em perspectiva. Vitruvian Cogitationes, 2(2), 167–177. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63679

Edição

Seção

Artigos