A percepção de um grupo de alunos do Programa de Iniciação Científica Júnior sobre a Física: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63964Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino de Física, Iniciação Científica JúniorResumo
Esta pesquisa teve como questão central “quais os tipos de relações que se desenvolvem no contexto do programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), de um ponto de vista dos próprios alunos, acerca da disciplina de física?â€. E como objetivo “investigar a percepção de um grupo de alunos participantes de um programa de ICJ acerca da física, em uma universidade pública na cidade de Ponta Grossa – Paranáâ€. Sendo caracterizada enquanto um estudo de caso, de natureza empírica experimental qualitativa. Por meio de um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma Entrevista por Pauta, coletou-se os dados analisados. Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado mais ampla, cadastrada na Plataforma Brasil, sob o nº 01748918.5.0000.0105. Os principais resultados indicam quatro dimensões formadas por meio da TALP (crítico-reflexiva; física; desenvolvimentista e afetiva), e a entrevista por pautas aponta uma relação positiva, melhora do desempenho escolar e uma relação com o processo de escolha de um curso de nível superior. Concluindo que para este grupo de 05 alunos participantes do programa de ICJ, e neste contexto, a relação que se evidenciou foi positiva, principalmente por ser demonstrada por relatos dos próprios participantes. Indicando que a ICJ tem potencial de fomentar uma formação reflexiva, propondo soluções e ações para problemas da atualidade, além de um trabalho cooperativo e ativo.
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