A percepção de um grupo de alunos do Programa de Iniciação Cientí­fica Júnior sobre a Fí­sica: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63964

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino de Fí­sica, Iniciação Cientí­fica Júnior

Resumo

Esta pesquisa teve como questão central “quais os tipos de relações que se desenvolvem no contexto do programa de Iniciação Cientí­fica Júnior (ICJ), de um ponto de vista dos próprios alunos, acerca da disciplina de fí­sica?â€. E como objetivo “investigar a percepção de um grupo de alunos participantes de um programa de ICJ acerca da fí­sica, em uma universidade pública na cidade de Ponta Grossa – Paranáâ€. Sendo caracterizada enquanto um estudo de caso, de natureza empí­rica experimental qualitativa. Por meio de um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma Entrevista por Pauta, coletou-se os dados analisados. Este artigo  é parte de uma pesquisa de mestrado mais ampla, cadastrada na Plataforma Brasil, sob o nº 01748918.5.0000.0105. Os principais resultados indicam quatro dimensões formadas por meio da TALP (crí­tico-reflexiva; fí­sica; desenvolvimentista e afetiva), e a entrevista por pautas aponta uma relação positiva, melhora do desempenho escolar e uma relação com o processo de escolha de um curso de ní­vel superior. Concluindo que para este grupo de 05 alunos participantes do programa de ICJ, e neste contexto, a relação que se evidenciou foi positiva, principalmente por ser demonstrada por relatos dos próprios participantes. Indicando que a ICJ tem potencial de fomentar uma formação reflexiva, propondo soluções e ações para problemas da atualidade, além de um trabalho cooperativo e ativo.

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Biografia do Autor

Renato Marcondes, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR campus Ponta Grossa). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG/PPGECEM (2020). Especialista em Ensino de Quí­mica (2020). Graduado em Licenciatura Quí­mica pela Universidade Estadual do Paraná UNESPAR (2017). Atualmente é docente colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Silvio Luiz Rutz da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduado em Ciências Quí­mica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1987. Concluiu o Mestrado em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos em 1993 e o Doutorado em Ciências dos Materiais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001. Atualmente é Professor no Departamento de Fí­sica da UEPG.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Marcondes, R., & Silva, S. L. R. da. (2022). A percepção de um grupo de alunos do Programa de Iniciação Cientí­fica Júnior sobre a Fí­sica: um estudo de caso. Vitruvian Cogitationes, 3(1), 18–35. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63964

Edição

Seção

Artigos