A voz de estudantes do Ensino Médio sobre ensino por investigação, contextualização e interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63967

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Sequência de Ensino Investigativa, Proposta Didática

Resumo

Este artigo busca contribuir com os estudos sobre práticas investigativas para o Ensino Médio. A pesquisa se vale de análises bibliográficas para a produção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com atividades interdisciplinares e contextualizadas sobre recursos hí­dricos. Os estudantes participantes eram de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul. Para compreender o envolvimento nas atividades e as ideias dos estudantes sobre a SEI, aplicou-se um questionário. Dentre os principais resultados, destaca-se que os estudantes valorizam as práticas de ensino que relacionam os conceitos cientí­ficos í  sua realidade, construindo aprendizagens mais significativas quando se envolvem ativamente na aprendizagem. As opiniões dos estudantes revelam que as abordagens interdisciplinares dão maior significado aos conteúdos porque rompe-se com a visão fragmentada do conhecimento, partindo para uma interpretação integral dos fenômenos e situações reais.

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Biografia do Autor

Gracieli Dall Ostro Persich, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas. Especialista em Análises Clí­nicas Microbiológicas. Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFSM (Santa Maria/RS).

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (2020). Mestra em Educação em Ciências (2016), Licenciada em Ciências Biológicas (2012) e bacharela em Ciências Biológicas-UFSM (2019).

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Biólogo, PhD em Educação, professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS - Brasil).

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Persich, G. D. O., Drehmer-Marques, K. C., & Tolentino-Neto, L. C. B. de. (2022). A voz de estudantes do Ensino Médio sobre ensino por investigação, contextualização e interdisciplinaridade. Vitruvian Cogitationes, 3(1), 56–75. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63967

Edição

Seção

Artigos