Interdisciplinaridade em foco: reflexões sobre o seu histórico, concepções e sentidos atribuí­dos no contexto universitário e nas licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63994

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Concepções/tendências, Universidade, Cursos de licenciatura

Resumo

O presente manuscrito tem por objetivo compreender as bases históricas e epistemológicas que orientaram e orientam os estudos e discussões sobre interdisciplinaridade, abordando duas de suas principais concepções/tendências. Por fim, buscou-se conhecer os sentidos atribuí­dos ao termo no contexto universitário e nos cursos de licenciatura. Para tanto, foi realizada uma breve revisão histórica acerca da origem do termo interdisciplinaridade na Europa e a sua chegada no Brasil, no final da década de 1960. Nesse caminho foi possí­vel constatar que o termo adentrou o contexto educacional brasileiro com sérias imprecisões e sem um tratamento conceitual adequado. A polissemia em torno do vocábulo interdisciplinaridade conduziu a várias interpretações, com destaque para as concepções hegemônica e crí­tica. No que tange aos sentidos atribuí­dos ao termo interdisciplinaridade no contexto acadêmico, observou-se a ausência de um enquadramento teórico-metodológico adequado, sendo a concepção hegemônica a mais predominante nos documentos educacionais e nos discursos dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Cleyton Ferreira de Souza, Universidade Federal de Goiás – UFG

Possui graduação em Abi - Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 2021). Atualmente é instrutor de Informática e Cursos Profissionalizantes do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador.

Lucas Eduardo Mesquita Cortes, Universidade Federal de Goiás – UFG

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás (UFG 2023).

Luri Braga Alonso, Universidade Federal de Goiás – UFG

Acadêmica em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Técnica em Análises Clí­nicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2018). 

Marcos Viní­cius Ferreira Vilela, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC), linha de pesquisa formação de professores de ciências e matemática. Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura), pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Direito, pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (FAR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG) e do Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC ICB) - UFG.

Referências

AIRES, J. A. Integração curricular e interdisciplinaridade: Sinônimos? Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 215-230, jan./abr. 2011. Disponí­vel em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9930. Acesso em: 02 fev. 2022.
ALONSO, L. B.; SOUZA, C. F. de; VILELA, M. V. F. Resenha: Interdisciplinaridade: para além da Filosofia do Sujeito. Revista Educação e Polí­ticas em Debate, Uberlândia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 494–501, jan./abr. 2022. Disponí­vel em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63479/33505. Acesso em: 02 fev. 2022.
ALVES, F. R.; BRASILEIRO, M. D. E.; BRITO, S. M. D. O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez. 2004.
BIANCHETTI, L.; JANTSCH, A. Universidade e interdisciplinaridade. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasí­lia, v. 74, n. 176, p. 25-34, jan./abr. 1993. Disponí­vel em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1122. Acesso em: 10 mai. 2022.
BIANCHETTI, L.; JANTSCH, A. Interdisciplinaridade e práxis pedagógicas: tópicos para discussão sobre possibilidades, limites, tendências e alguns elementos históricos e conceituais. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 10, n.1, p. 7-25, jun. 01/jul. 2002. Disponí­vel em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7884. Acesso em: 10 mai. 2022.
CARVALHO, M. M.; KARWOSKI, A. M. Interdisciplinaridade nos cursos de Licenciatura. Uniube, VIII Encontro de Pesquisa em Educação, 2015.
FAVARíO, N. R. L.; ARAÚJO. C. S. A. Importância da Interdisciplinaridade no Ensino Superior. EDUCERE, Umuarama, v.4, n.2, p.103-115, jul./dez., 2004.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus editora, 2006.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FEISTEL, R.; MAESTRELLI, S. Interdisciplinaridade na formação inicial de professores: um olhar sobre as pesquisas em educação em ciências. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 155–176, jan./jun. 2012.
FOLLARI, R. A. Interdisciplina e dialética: sobre um mal-entendido. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Ed.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 122–137.
JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2011b, p. 19-33.
JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L.(Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2011a, p. 19-33.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Imago editora, 1976.
LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista e-curriculum,São Paulo, v. 1, n. 1, dez./jul. 2005.
MANGINI, F. N. R.; MIOTO, R. C. T. A interdisciplinaridade na sua interface com o mundo do trabalho. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 207-215, set./dez. 2009. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/S1414-49802009000200010. Acesso em: 26 mai. 2022.
MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. Tendências para o ensino de Quí­mica: o caso da interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos das licenciaturas em quí­mica em Goiás. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 14, p. 241-255, jan./abr 2012. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/1983-21172012140116. Acesso em: 26 mai. 2022.
MUELLER, R. R.; BIANCHETTI, L.; JANTSCH, A. P. Interdisciplinaridade, pesquisa e formação de trabalhadores: As interações entre o mundo do trabalho e o da educação. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, v. 27, p. 175–191, 2008.
NASCIMENTO, N. G. DO; PEREIRA, L. L.; SHAW, G. S. L. Conceitos de interdisciplinaridade em pesquisas publicadas na área de ensino e educação (2009-2018). Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 143-165, ago./dez. 2020. Disponí­vel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65364. Acesso em: 03 mar. 2022.
PEREIRA, E. Q.; NASCIMENTO, E. P. A interdisciplinaridade nas universidades brasileiras: trajetória e desafios. REDES: Revista do Desenvolvimento Regional, v. 21, n. 1, p. 209– 232, 2016. Disponí­vel em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6547656. Acesso em: 26 mar. 2022.
SIEBENEICHLER, F. B. Encontros e desencontros no caminho da interdisciplinaridade: G. Gusdorf e J. Habermas. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v.98, p. 153-179. jul./set. 1989.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, set./dez. 2008.
VEIGA NETO, A. J. A ordem das disciplinas. 1996. 336 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
VILELA, M. V. F. A interdisciplinaridade e a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em três cursos de licenciatura em Ciências Naturais/da Natureza ofertadas por instituições sediadas na Amazônia Legal. 2018. 377 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. 2018.
VILELA, M. V. F. Reflexões sobre o histórico e caminhos da interdisciplinaridade na educação superior no Brasil. Journal Health NPEPS, Mato Grosso, v. 4, n. 1, p. 6-15, jan./jun. 2019.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Souza, C. F. de, Cortes, L. E. M., Alonso, L. B., & Vilela, M. V. F. (2022). Interdisciplinaridade em foco: reflexões sobre o seu histórico, concepções e sentidos atribuí­dos no contexto universitário e nas licenciaturas. Vitruvian Cogitationes, 3(1), 165–176. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63994

Edição

Seção

Artigos