A rede do tempo de Henrietta Leavitt e a relação perí­odo-luminosidade: sequência didática sobre construção da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66201

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Mulheres na Astronomia, História da Astronomia, Epistemologia feminista, Teoria Ator-Rede

Resumo

A utilização da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências e, principalmente, na formação de licenciandos que ensinarão Ciências permite o desenvolvimento crí­tico acerca da construção e da Natureza da Ciência, reduzindo a possibilidade de visões deformadas do fazer cientí­fico. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática em que se discute o estabelecimento da Relação Perí­odo-Luminosidade (RPL) e como sua idealizadora, Henrietta Leavitt, aparece ao longo da história da Astronomia. Henrietta Leavitt foi uma mulher que trabalhou como calculadora no Observatório Astronômico da Universidade de Harvard entre o final de 1800 e o iní­cio do século XX. Nesta função, ela chegou í  RPL, em 1912. Vários astrônomos utilizaram-se desse conceito em diversos estudos em Astronomia. O aprimoramento da RPL permitiu que fosse estimado o tamanho do Universo e que este está em expansão. Considerando as relações sociais existentes nesse episódio histórico, a sequência didática teve como base a teoria epistemológica feminista de Londa Schienbinger e a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour.

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Biografia do Autor

Bárbara de Almeida Silvério, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Graduada em Fí­sica Licenciatura na Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Camila Maria Sitko, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTPR

É doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, na área de História e Filosofia da Ciência.

Silvia F. de Mendonça Figueirôa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Geóloga pela Universidade de São Paulo (1981), mestre (1987) e doutora (1992) em História Social pela Universidade de São Paulo, ambos na especialidade da História das Ciências. Obteve a livre-docência em 2001 na Universidade Estadual de Campinas e tornou-se professora-titular em 2006. Seu pós-doutorado foi junto ao Centre Alexandre Koyré d'Histoire des Sciences et des Techniques (França, 2002). De 1987 até 2013 foi docente do Instituto de Geociências da UNICAMP, onde exerceu o cargo de Diretora (2009-2013).

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Silvério, B. de A., Sitko, C. M., & Figueirôa, S. F. de M. (2022). A rede do tempo de Henrietta Leavitt e a relação perí­odo-luminosidade: sequência didática sobre construção da Ciência. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 114–125. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66201

Edição

Seção

Artigos