A epistemologia de Kuhn através do documentário “Universe: the cosmology questâ€: questões para o ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66205Palavras-chave:
Teoria do Big Bang, Cosmologia, ConstrutivismoResumo
Nas últimas décadas, pesquisadores vêm apontando para uma crise no Ensino de Ciências, trazendo questões sobre a atuação docente frente ao ensino e os resultados alcançados em sala e num contexto social. O aspecto ahistórico e não-social que a ciência assume perante grupos sociais e que estão muito presentes nos sistemas de ensino e nos modelos de ensino mais adotados pelos professores atualmente alude sobre as fortes influências de um pensamento neo- impirista. Portanto, este estudo se apresenta pela necessidade de subsídios para repensar a atuação docente frente a Cosmologia desvinculando a ciência como produto acabado e que foge aos aspectos representacionais de uma realidade histórica. Assim, esta pesquisa possui como objetivo analisar o documentário “Universe: The Cosmology Quest†através da Epistemologia de Tomas Kuhn pensando sobre o ensino de Ciências. Para responder ao objetivo, a pesquisa possui natureza qualitativa, com uma abordagem de análise documental, onde os dados são analisados através da Epistemologia da Ciência de Tomas Samuel Kuhn, sendo, assim, de caráter dedutivo. Portanto, percebe-se que o ensino que busque corrigir tais aspectos necessita de uma ressignitificação ontológica e principalmente epistemológica, campo em que opera a compreensão da ciência enquanto construto social e como uma representação da realidade. Isso recai sobre uma educação emancipatória que transforme os educandos, que forneça subsídios para compreender e modificar o status quo. Refazer o processo de ensino é repensar e refazer a educação, para que não só o aprendizado seja afetado, mas todo a estrutura social.
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