Representações Sociais de professoras de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e o ensino da Astronomia
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66207Palavras-chave:
Abordagem Estruturalista., TALP, Representações Sociais, Ensino da Astronomia, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo tem como objetivo abordar os resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado, que teve como objetivo investigar a influência do curso de formação continuada em Astronomia e seu ensino, ofertado ao NRE-Maringá, em 2018, para a constituição da identidade profissional dos professores de Ciências participantes. Dessa forma, seis professoras participantes do referido curso, através de reuniões online (gravadas) e Google Forms, responderam ao questionário – TALP (Técnica de Associação Livre de Palavras), a fim de identificarmos as representações sociais compartilhadas por elas quanto í Astronomia. Os dados foram analisados í luz da abordagem estruturalista de Abric (2000), identificando o núcleo central (nosso objeto de estudo) e os elementos periféricos e intermediários da RS (Representação Social). Assim, pudemos inferir que, no tocante ao Ensino da Astronomia, as professoras pesquisadas apresentam muito do universo consensual, não alcançando, muitas vezes, o universo reificado, o que nos permite compreender que muitos professores que ensinam conteúdos de Astronomia apresentam um nível de entendimento/conhecimento muito semelhante ao dos alunos, permanecendo por vezes, no universo consensual ao abordarem tais conteúdos.
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