Representações Sociais de professoras de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e o ensino da Astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66207

Palavras-chave:

Abordagem Estruturalista., TALP, Representações Sociais, Ensino da Astronomia, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar os resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado, que teve como objetivo investigar a influência do curso de formação continuada em Astronomia e seu ensino, ofertado ao NRE-Maringá, em 2018, para a constituição da identidade profissional dos professores de Ciências participantes. Dessa forma, seis professoras participantes do referido curso, através de reuniões online (gravadas) e Google Forms, responderam ao questionário – TALP (Técnica de Associação Livre de Palavras), a fim de identificarmos as representações sociais compartilhadas por elas quanto í  Astronomia. Os dados foram analisados í  luz da abordagem estruturalista de Abric (2000), identificando o núcleo central (nosso objeto de estudo) e os elementos periféricos e intermediários da RS (Representação Social). Assim, pudemos inferir que, no tocante ao Ensino da Astronomia, as professoras pesquisadas apresentam muito do universo consensual, não alcançando, muitas vezes, o universo reificado, o que nos permite compreender que muitos professores que ensinam conteúdos de Astronomia apresentam um ní­vel de entendimento/conhecimento muito semelhante ao dos alunos, permanecendo por vezes, no universo consensual ao abordarem tais conteúdos.

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Biografia do Autor

Telma Augusta Diniz, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Ciências Biológicas e especialização em Biologia pela Faculdade de Jandaia do Sul (1995). Professora de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/Pr), desde 1998. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM / UEM). Pós-Graduanda (Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM / UEM).

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Alessandra Daniela Buffon, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (2020) e mestre pelo mesmo programa de Pós-graduação (2016).

André Dias Martins, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Ensino e Tecnologia pelo Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR , Universidade do Norte do Paraná, Campus Londrina. Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação para o Ensino da Ciência e Matemática, PCM UEM, Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Diniz, T. A., Batista, M. C., Buffon, A. D., & Martins, A. D. (2022). Representações Sociais de professoras de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e o ensino da Astronomia. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 151–162. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66207

Edição

Seção

Artigos