O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica: Considerações sobre o programa e concepções do produto na perspectiva dos egressos dos polos do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66277

Palavras-chave:

Formação de Professores., Formação Continuada, Mestrado Profissional, Ensino de Fí­sica, Produto Educacional

Resumo

O presente artigo traz considerações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica no âmbito de um programa de formação continuada em exercí­cio trazendo referenciais sobre os produtos educacionais elaborados nos cinco Polos paranaenses na voz de seus egressos. Trata-se de um estudo qualitativo que traz a análise documental descritiva e entrevista semiestruturada com a análise, interpretação dos dados e constituição dos resultados. Dentre os aspectos relevantes, este trabalho evidencia o MNPEF como uma proposta especí­fica para professores de Fí­sica que pontua a sobre o programa e a importância do produto educacional como parte do processo formativo e o retorno do professor como pesquisador.

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Biografia do Autor

Elisângela Rovaris Nesi, Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná - SEED/PR

Possui Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática - PCM, pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Educação pela UNIOESTE (2015), Campus de Francisco Beltrão. Graduada em Fí­sica pela Universidade do Oeste Paulista (2001), graduação em Ciências/ Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1998).

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá e em Filosofia pela Uninter, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá, cursou estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasilia na área de Ensino de Fí­sica com ênfase em teorias de aprendizagem aplicadas a propostas de ensino. É professor do departamento de Fí­sica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Natália Neves Macedo Deimling, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciada en Pedagogí­a por la Universidad Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus de Araraquara -, Maestrí­a en Educación por el Programa de Posgrado en Educación Especial de la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar) y Doctora en Educación por el Programa de Posgrado en Educación de la UFSCar.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Nesi, E. R., Batista, M. C., & Deimling, N. N. M. (2022). O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica: Considerações sobre o programa e concepções do produto na perspectiva dos egressos dos polos do Paraná. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 181–190. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66277

Edição

Seção

Artigos