Os conteúdos de Astronomia na Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir das modalidades curriculares
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66280Palavras-chave:
Astronomia, Base Nacional Comum Curricular, Modalidades Curriculares, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
Ao considerar os objetos do conhecimento de Astronomia e as habilidades que estão propostas para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este texto compõe uma análise na perspectiva das modalidades curriculares de Pozo e Crespo (2009). O objetivo proposto é analisar as habilidades que tal documento pressupõe para ensinar Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a sua relação com tais modalidades. Apresentamos uma investigação de caráter qualitativo, a metodologia para a coleta e tratamento de dados é a análise documental. Os resultados destacam que os objetos de conhecimento e habilidades elencadas na BNCC referentes í Astronomia, apresentam parcialmente algumas relações de proximidade entre as abordagens feitas pelos autores referenciados e a proposta curricular em análise, em relação aos conteúdos conceituais e procedimentais, além de distanciamento quanto aos conteúdos atitudinais, que não aparecem durante a exposição dos conteúdos. Concluímos também que as propostas curriculares devem apresentar modalidades de ensino que permitam formas de aprender e ensinar, objetivando a consolidação da construção do conhecimento na área de Ciências e dos temas de Astronomia.
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