Os conteúdos de Astronomia na Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir das modalidades curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66280

Palavras-chave:

Astronomia, Base Nacional Comum Curricular, Modalidades Curriculares, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Ao considerar os objetos do conhecimento de Astronomia e as habilidades que estão propostas para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este texto compõe uma análise na perspectiva das modalidades curriculares de Pozo e Crespo (2009). O objetivo proposto é analisar as habilidades que tal documento pressupõe para ensinar Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a sua relação com tais modalidades. Apresentamos uma investigação de caráter qualitativo, a metodologia para a coleta e tratamento de dados é a análise documental. Os resultados destacam que os objetos de conhecimento e habilidades elencadas na BNCC referentes í  Astronomia, apresentam parcialmente algumas relações de proximidade entre as abordagens feitas pelos autores referenciados e a proposta curricular em análise, em relação aos conteúdos conceituais e procedimentais, além de distanciamento quanto aos conteúdos atitudinais, que não aparecem durante a exposição dos conteúdos. Concluí­mos também que as propostas curriculares devem apresentar modalidades de ensino que permitam formas de aprender e ensinar, objetivando a consolidação da construção do conhecimento na área de Ciências e dos temas de Astronomia.

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Biografia do Autor

Elizandra Daneize dos Santos, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências - Bauru/SP. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, com ênfase na linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Cascavel/PR.

Thayná Cristina Dias e Dias, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Unesp/Bauru, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática (PPGECM) da Unifesspa, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Gleyson Miranda de Souza, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Licenciado em Ciências Naturais com Habilitação em Fí­sica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista no Ensino de Ciências com Ênfase em Fí­sica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ensino de Fí­sica-Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Fí­sica (MNPEF) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Rodolfo Langhi, Universidade Estadual Paulista - Unesp

É professor assistente doutor do Departamento de Fí­sica e Meteorologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013. Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande) entre março de 2010 e junho de 2012. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (1996). Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP/Bauru.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Santos, E. D. dos, Dias, T. C. D. e, Souza, G. M. de, & Langhi, R. (2022). Os conteúdos de Astronomia na Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir das modalidades curriculares. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 191–201. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66280

Edição

Seção

Artigos