O livro digital como possibilidade de um trabalho interdisciplinar entre Literatura e Astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66337

Palavras-chave:

Letramento Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação, E-book, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar as potencialidades de um livro digital para o ensino de Literatura e Astronomia numa perspectiva interdisciplinar, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, de uma instituição privada da cidade de Maringá- PR. Esta pesquisa insere-se no campo das investigações qualitativas do tipo descritiva. Como instrumentos de constituição de dados utilizamos mapas mentais, construí­dos pelos alunos no iní­cio e no final da implementação da proposta, e o diário de campo elaborado pelos pesquisadores. Para a análise e interpretação dos dados utilizamos os pressupostos qualitativos propostos pelos autores Novak, Gowin e Buzan. Nossos resultados evidenciam que os alunos estiveram mobilizados para a realização das atividades, caracterizando assim nosso livro digital como um material potencialmente significativo. Os mapas mentais produzidos nos mostraram ainda que houve uma melhora significativa nos elementos abrangência do assunto e hierarquia, caracterizando assim uma diferenciação progressiva, o que a princí­pio podemos associar a um indí­cio de aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Debora Regina da Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina. Possui graduação em Letras - Francês pela Universidade Estadual de Maringá (2002).

Driele Pimenta Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil (2023).

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá e em Filosofia pela Uninter, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá, cursou estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasilia na área de Ensino de Fí­sica com ênfase em teorias de aprendizagem aplicadas a propostas de ensino. É professor do departamento de Fí­sica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Maurí­cio Cesar Menon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1989), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2014).

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui Graduação em Letras - Anglo com as respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguí­stica e Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

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Publicado

2022-12-17

Como Citar

Rocha, D. R. da, Silva, D. P., Batista, M. C., Menon, M. C., & Dutra, A. (2022). O livro digital como possibilidade de um trabalho interdisciplinar entre Literatura e Astronomia. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 257–268. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66337

Edição

Seção

Artigos