O livro digital como possibilidade de um trabalho interdisciplinar entre Literatura e Astronomia
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66337Palavras-chave:
Letramento Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação, E-book, InterdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar as potencialidades de um livro digital para o ensino de Literatura e Astronomia numa perspectiva interdisciplinar, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, de uma instituição privada da cidade de Maringá- PR. Esta pesquisa insere-se no campo das investigações qualitativas do tipo descritiva. Como instrumentos de constituição de dados utilizamos mapas mentais, construídos pelos alunos no início e no final da implementação da proposta, e o diário de campo elaborado pelos pesquisadores. Para a análise e interpretação dos dados utilizamos os pressupostos qualitativos propostos pelos autores Novak, Gowin e Buzan. Nossos resultados evidenciam que os alunos estiveram mobilizados para a realização das atividades, caracterizando assim nosso livro digital como um material potencialmente significativo. Os mapas mentais produzidos nos mostraram ainda que houve uma melhora significativa nos elementos abrangência do assunto e hierarquia, caracterizando assim uma diferenciação progressiva, o que a princípio podemos associar a um indício de aprendizagem significativa.
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