A robótica educacional em aulas de Física do Ensino Médio como um recurso para melhorar o Pensamento Crítico dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66356Palavras-chave:
Robótica, Pensamento Crítico, Carro-robôResumo
O texto constitui-se de uma atividade elaborada e aplicada com o auxílio da Robótica Educacional, um recurso que pode ser utilizado na prática pedagógica dos educadores que trabalham com a Física. Para o desenvolvimento deste estudo, fundamentou- se em trabalhos que tratam da aprendizagem a partir da construção de robôs. Esta, por sua vez, verificou se as atividades desenvolvidas colaboraram para o promover do pensamento crítico. O público alvo foram 20 alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Campo Mourão. O objetivo foi construir e programar utilizando o Arduino, um circuito com sensor ultrassônico para compreender como um carro-robô funcionaria, um importante processo para o ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados mostram que houve uma melhora no pensamento crítico dos discentes envolvidos.
Downloads
Referências
BOSZKO, C.; DA COSTA GíœLLICH, R. Estratégias de ensino de ciências e a promoção do pensamento crítico em contexto brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 53-71, 16 ago. 2019.
BRANDíO, C. R. (Org.). Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério Público. Portaria MEC nº 790, de 27 de julho de 2016.
DELIZOICOV. J. A.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
ENNIS, R. H. Goals for a critical thinking curriculum. In: A. L. Costa (ed.), developing minds: A resource book for teaching thinking. Washington, DC: Association for Supervision and Curriculum Development, 1985.
KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1991.
PARANÍ. Diretrizes Curriculares de Física para o Ensino Médio. Curitiba: SEED, julho de 2006.
TENREIRO-VEIRA, C. O pensamento crítico na educação científica: proposta de uma metodologia para a elaboração de atividades curriculares. Tese de mestrado. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1994.
VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fonte, 1984.