A robótica educacional em aulas de Fí­sica do Ensino Médio como um recurso para melhorar o Pensamento Crí­tico dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66356

Palavras-chave:

Robótica, Pensamento Crí­tico, Carro-robô

Resumo

O texto constitui-se de uma atividade elaborada e aplicada com o auxí­lio da Robótica Educacional, um recurso que pode ser utilizado na prática pedagógica dos educadores que trabalham com a Fí­sica. Para o desenvolvimento deste estudo, fundamentou- se em trabalhos que tratam da aprendizagem a partir da construção de robôs. Esta, por sua vez, verificou se as atividades desenvolvidas colaboraram para o promover do pensamento crí­tico. O público alvo foram 20 alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Campo Mourão. O objetivo foi construir e programar utilizando o Arduino, um circuito com sensor ultrassônico para compreender como um carro-robô funcionaria, um importante processo para o ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados mostram que houve uma melhora no pensamento crí­tico dos discentes envolvidos.

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Biografia do Autor

Geislana Padeti Ferreira Duminelli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão (2004) e em Fí­sica pela Universidade Metropolitana de Santos (2007). Especialista em Educação Especial pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2009). Mestre em Ensino de Fí­sica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão (2016) e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2021).

Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

Luciano Carvalhais Gomes, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente, é professor do Departamento de Fí­sica e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Duminelli, G. P. F., Aylon, L. B. R., & Gomes, L. C. (2022). A robótica educacional em aulas de Fí­sica do Ensino Médio como um recurso para melhorar o Pensamento Crí­tico dos alunos. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 126–138. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66356

Edição

Seção

Artigos