A desterritorialização da aula de Biologia: estudo sobre marcadores de gênero em videoaulas do Youtube
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69024Palavras-chave:
Ensino de Ciências/Biologia, Estudos de Gênero, TICs, CiberculturaResumo
Neste estudo, exploramos as questões emergentes da Sociedade da Informação, especificamente os debates de gênero em videoaulas de Biologia no YouTube. Utilizamos um roteiro de análise baseado em referencial teórico multidisciplinar para identificar e descrever os diversos marcadores de gênero presentes nessas aulas online. Analisamos duas videoaulas apresentadas por pessoas cisgêneras, nas quais observamos a aplicação de antigos sistemas de marcação de gênero ainda prevalecentes na sociedade brasileira. A transição da educação para o espaço digital não trouxe mudanças significativas quanto í s hierarquias de gênero patriarcais, evidenciadas na escolha de exemplos, fundamentação teórica e uso de imagens e vídeos. Portanto, é importante incentivar a participação de personalidades femininas e outras identidades de gênero nesse mercado educacional proeminente, uma vez que a predominância masculina e suas visões de mundo são evidentes nas aulas de Biologia em geral.
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