Mini-histórias: evidências de aprendizagens no cotidiano da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69135

Palavras-chave:

Fotografia, Registros, Documentação pedagógica

Resumo

O artigo apresenta discussões sobre a origem, especificidades e finalidades das mini-histórias, documento pedagógico, que auxilia os professores a evidenciar e compreender as aprendizagens, no dia a dia escolar das crianças. Assim, o objetivo geral é investigar as práticas pedagógicas realizadas pelos professores, tendo a documentação pedagógica como suporte para dar visibilidade í s aprendizagens realizadas pelas crianças. A partir das atividades das crianças em diálogo com autores, procurou-se analisar as observações, registros fotográficos e ví­deo gravações. Os estudos estabeleceram diálogos com Fochi (2019), Vecchi (2013), Altimir (2010) e Galvani (2016). O debate sobre o papel da documentação pedagógica, em especial das mini-histórias, ultrapassa o mero registro das atividades para demonstrar as aprendizagens nas exposições escolares e nos álbuns enviados para as famí­lias, pois subsidia o planejamento do professor nas atividades prospectadas.

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

Francesconi, L., Pansera-de-Araújo, M. C., & Tracana, R. B. . (2023). Mini-histórias: evidências de aprendizagens no cotidiano da educação infantil. Vitruvian Cogitationes, 4(2), 39–52. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69135

Edição

Seção

Artigos