Jogando com a Ciência: investigando aditivos quí­micos em alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69816

Palavras-chave:

Aditivos Alimentares, Pibid, Ensino de Ciências, Jogo Educacional

Resumo

Neste artigo, explora-se a importância dos aditivos quí­micos alimentares no ensino de ciências no contexto educacional desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í  Docência (PIBID). Embora muitas vezes pouco explorados na educação básica, esses aditivos alimentares, contribuem para efeitos danosos para a saúde humana, sendo necessária a adoção de medidas preventivas, sobretudo em relação ao conhecimento por parte da população. O estudo sobre o assunto gerou um jogo educativo chamado “Quem Sou Eu†desenvolvido com os alunos do 9º ano do ensino fundamental, que incluiu aulas teóricas sobre aditivos quí­micos, enfatizando a leitura de rótulos de produtos industrializados. O jogo se mostrou uma boa ferramenta pedagógica no entendimento dos alunos sobre aditivos quí­micos e na promoção da discussão sobre seu consumo, contribuindo para uma educação formal relacionada a alimentação e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, E. R.; CAVALCANTE, C. V. Uso de jogos educacionais no ensino transdisciplinar de temas ambientais: estudo de caso com a plataforma scratch. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 4, n. 1, p.10-22, 2023. Disponí­vel em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/67402. Acesso em: 10 set. 2023.
ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2003.
ANTUNES, J.; RODRIGUES, E. S. J. Análise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, p. e240020, 2022. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/ep/a/yNF75cDVNZzbYnQTHhstZtG/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2023.
BORGES, T. F.; ROCHA, T. M. Jogo “Quem Sou Eu?” Sobre aditivos quí­micos alimentares. In: Researchgate, Set. 2023. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net/publication/374194921_JOGO_QUEM_SOU_EU_SOBRE_ADITIVOS_QUIMICOS_ALIMENTARES. Acesso em: 26 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 540, de 27 de outubro de 1997. Aprova o Regulamento técnico: aditivos alimentares - definições, classificação e emprego. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Disponí­vel em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/417403/PORTARIA_540_1997.pdf/25cbd1e0-ecf3-4cc3-8039-ba460182e4d9. Acesso em: 26 jan. 2018.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de ciências e biologia. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BILOGIA (EREBio), 1., 2001, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: SBENBio, 2001. p. 389-392.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2021.
KRASILCHIK, M. O Professor e o Currí­culo das Ciências. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
MIRANDA, S. No Fascí­nio do jogo, a alegria de aprender. Linhas crí­ticas, Brasí­lia, v. 8, n. 14, p. 21-34, jan./jun. 2002. Disponí­vel em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989. Acesso em: 26 set. 2023.
OLIVEIRA, A. L. de; MOREIRA, A. L. O. R.; CORAZZA, M. J. (Org.). Formação de professores de Ciências: reflexões e práticas no contexto do Pibid-Biologia-UEM. Maringá: Massoni, 2016.
POLÔNIO, M. L. T.; PERES, F. Consumo de aditivos alimentares e efeitos í  saúde: desafios para a saúde pública brasileira. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 8, p. 1653–1666, ago. 2009. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/csp/a/XVPR6xTdLqhnRvhCsfqrjRz/#. Acesso em: 26 set. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Borges, T. F., Rocha, T. M. ., & Inada, P. (2023). Jogando com a Ciência: investigando aditivos quí­micos em alimentos. Vitruvian Cogitationes, 4(2), 121–131. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69816

Edição

Seção

Artigos