Simulações computacionais no ensino de circuitos elétricos: interlocuções com teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70679

Palavras-chave:

Simulações Computacionais, Recursos Computacionais, Circuitos elétricos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um recorte do que a pós-graduação na área de Ensino de Ciências no Brasil comunica sobre a utilização dos recursos computacionais no ensino de eletricidade, em particular, circuitos elétricos. A investigação das perspectivas divulgadas pela comunidade de pesquisadores sobre o uso de recursos computacionais foi realizada por meio de uma revisão da literatura. Essa revisão analisou dissertações e teses publicadas no perí­odo de 2005 a 2022, disponí­veis no Portal Brasileiro de Acesso í  Informação Cientí­fica (oasisbr). A análise qualitativa das 19 dissertações e 1 tese neste estudo revelou o potencial das simulações computacionais em circuitos elétricos para aprimorar a compreensão de fenômenos abstratos e possibilitar atividades experimentais complexas. É essencial utilizar essas simulações de forma complementar í s práticas de laboratório, promovendo a interação entre os alunos e instigando a discussão dos conteúdos, por meio da implementação de roteiros nessas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deiviti Gustavo Moreira de Candia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado em Licenciatura em Fí­sica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) Campus Pelotas - Visconde da Graça. Mestrando em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Fí­sica, Licenciado em Ciências: Habilitação em Fí­sica e Matemática. Atualmente é professor/pesquisador do Programa de Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Referências

AMARAL, Antônio Carlos. O uso de experimentos reais e virtuais para o ensino de circuitos elétricos simples e automáticos. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.
BARBOSA, Wagner Pereira. Uma proposta de ensino de eletrodinâmica: associando recursos tecnológicos do PhETí  discussão significativa de conceitos do GREF. 2019. 132 f. Dissertação (Mestradoem Ensino de Ciências e Matemática), Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
BARRETO, Diego Souza. Eletrodinâmica no Ensino Médio: Uma Construção de Conhecimentos por Meio de Experimentos Orientados. 2019. 114 f. Dissertação (MestradoProfissional em Ensino de Fí­sica), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2019.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
CONCEIÇíO, Ricardo da Encarnação. Sequência didática: uso do ensino por investigação e cooperação no ensino de circuitos elétricos na educação básica. 2018. 84 f. Dissertação (MestradoProfissional em Ensino de Fí­sica),Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
CONCEIÇíO, Francisco da Chagas. Uso pedagógico da simulação de circuitos elétricos resistivos em atividades escolares para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem significativa e colaborativa de fí­sica. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências de Matemática), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
DORNELES, Pedro Fernandes Teixeira.Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em fí­sica geral. 2010. 367 f. Tese (Doutoradoem Fí­sica), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
DORNELES, Pedro Fernandes Teixeira. Investigação de ganhos na aprendizagem de conceitos fí­sicos envolvidos em circuitos elétricos por usuários da ferramenta computacional Modellus.2005. 141 f. Dissertação (Mestradoem Fí­sica), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
FERNANDES, Moacir Borges. Eletricidade: uma sequência didática para o ensino médio integrado. 2015. 164 f. Dissertação (Mestradoem Ensino de Ciências, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2015.
GALVíO, Maria CristianeBarbosa;RICARTE, IvanLuizMarques.Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.
GOMES, André da Paixão. Á utilização do programa crocodile clips como um facilitador do processo de ensino aprendizagem em eletrodinâmica. 2016. 53 f. Dissertação (MestradoProfissional em Ensino de Fí­sica), Universidade estadual de Maringá, Maringá, 2016.
KOLLER, Silvia H.; COUTO, Maria Clara P. De Paula; HOHENDORFF, Jean Von (orgs). Manual de Produção Cientí­fica. Penso, Porto Alegre, 2014.
MACÊDO, Josué Antunes de. Simulações computacionais como ferramenta auxiliar ao ensino de conceitos básicos de eletromagnetismo: Elaboração de Um Roteiro de Atividades para Professores do Ensino Médio. 2009.137 f. Dissertação (Mestradoem Ensino de Ciências e Matemática), Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
MORAES, Maria Beatriz dos Santos Almeida. Uma proposta para o ensino de Eletrodinâmica no ní­vel médio. 2005. 193 f.Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Fí­sica), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
MOREIRA, Luí­s Paulo Basgalupe. Estudo de circuitos elétricos: utilizando simulação computacional para preparar o uso de circuitos reais. 2014. 221 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
OLIVEIRA, Patrí­cia Beniti. Um estudo dos conceitos de eletricidade a partir da teoria de multimodos e múltiplas representações e aprendizagem significativa. 2016. 127 f. Dissertação (Mestradoem Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza), Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina, 2016.
PASSAREIRA, Maria José Lourenço. Circuitos elétricos–uma ponte para o ensino secundário. 2014. 234 f. Dissertação (MestradoemDidática), Universidade de Aveiro, Portugal, 2014.
SANTOS, José Carlos. Experimentos reais e simulações computacionais: Proposta para o Ensino de Eletricidade no Ní­vel Médio. 2015. 196f. Dissertação (Mestradoem Ensino de Ciências e Matemática), Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
SCARPATI, Roniedison. Atividades computacionais e experimentais como ferramentas de ensino da eletricidade. Orientador: Márcia Jussara Hepp Rechfeldt. 2018. 119 f. Dissertação (Mestradoem Ensino de Ciências Exatas), Universidade do Vale do Taquarí­, Lajeado, 2018.
SILVA, Valter Rocha. Sequência Didática com Tábua de Circuitos Elétricos. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica), Universidade de Pernambuco, Caruaru, 2017.
WEIZENMANN, Leandro Marcos. Uma Sequência Didática para Análise de Circuitos Elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Fí­sica), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Candia, D. G. M. de, & Heckler, V. . (2023). Simulações computacionais no ensino de circuitos elétricos: interlocuções com teses e dissertações. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 164–183. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70679

Edição

Seção

Artigos