Simulações computacionais no ensino de circuitos elétricos: interlocuções com teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70679Palavras-chave:
Simulações Computacionais, Recursos Computacionais, Circuitos elétricosResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um recorte do que a pós-graduação na área de Ensino de Ciências no Brasil comunica sobre a utilização dos recursos computacionais no ensino de eletricidade, em particular, circuitos elétricos. A investigação das perspectivas divulgadas pela comunidade de pesquisadores sobre o uso de recursos computacionais foi realizada por meio de uma revisão da literatura. Essa revisão analisou dissertações e teses publicadas no período de 2005 a 2022, disponíveis no Portal Brasileiro de Acesso í Informação Científica (oasisbr). A análise qualitativa das 19 dissertações e 1 tese neste estudo revelou o potencial das simulações computacionais em circuitos elétricos para aprimorar a compreensão de fenômenos abstratos e possibilitar atividades experimentais complexas. É essencial utilizar essas simulações de forma complementar í s práticas de laboratório, promovendo a interação entre os alunos e instigando a discussão dos conteúdos, por meio da implementação de roteiros nessas atividades.
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