Uma UEPS para a Fí­sica de Neutrinos aplicada em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70763

Palavras-chave:

Fí­sica de partí­culas, Aprendizagem significativa, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas

Resumo

Neste artigo, é apresentado um produto educacional elaborado para o ensino da fí­sica de neutrinos no formato de uma Sequência Didática (SD), inspirada nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), que são sequências didáticas baseadas nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. O objetivo do artigo é trazer temas de Fí­sica Contemporânea, especialmente Neutrinos, para o ensino médio. Esperamos que os alunos tenham uma boa compreensão do que são as partí­culas fundamentais, especialmente os neutrinos. A metodologia utilizada foi a metodologia ativa estruturada em uma UEPS. O produto educacional foi aplicado por meio de aulas remotas no perí­odo da pandemia de coronaví­rus (covid-19), em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública no municí­pio de Mutum-MG. A estruturação do produto educacional será detalhada e os principais resultados de sua aplicação serão discutidos.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Gomes, F. E., & Alvarenga, F. G. (2023). Uma UEPS para a Fí­sica de Neutrinos aplicada em tempos de pandemia. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 184–201. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70763

Edição

Seção

Artigos