Do céu iluminado ao céu estrelado: planetários como ferramenta de conscientização sobre a poluição luminosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70789

Palavras-chave:

Planetário, Poluição Luminosa, Educação Não-Formal

Resumo

Este artigo explora a utilização de planetários como ferramentas educacionais para abordar o problema da poluição luminosa. Examina o impacto da poluição luminosa no meio ambiente e na saúde humana e discute como os planetários podem conscientizar sobre esse problema por meio de experiências imersivas. O artigo destaca o papel dos planetários em simular o céu noturno intocado, mostrando a beleza das noites estreladas e demonstrando os efeitos negativos da poluição luminosa. Também explora estratégias educacionais utilizadas pelos planetários para envolver os visitantes em discussões e ações para mitigar a poluição luminosa. Ao promover a compreensão e inspirar esforços coletivos, os planetários têm o potencial de impulsionar mudanças positivas e uma relação mais sustentável entre a humanidade e o céu noturno.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Silva, F. C. E. da, & Iachel, G. (2023). Do céu iluminado ao céu estrelado: planetários como ferramenta de conscientização sobre a poluição luminosa. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 222–232. https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70789

Edição

Seção

Artigos