Desenvolvimento e análise de um jogo de tabuleiro para a aprendizagem de Força e a Primeira Lei de Newton no Ensino de Fí­sica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70794

Palavras-chave:

Jogos, Aprendizagem, Ensino de Fí­sica

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo verificar as potencialidades de um jogo de tabuleiro quanto í  aprendizagem dos conceitos referentes ao conteúdo de Força e a Primeira Lei de Newton. A Fí­sica usualmente é ensinada de forma tradicional com aulas que se limitam a lousa e giz, pouco atrativas e matematizadas. Por isso, a pesquisa realizada com a aplicação do jogo retrata a capacidade do emprego do lúdico para melhorar ou facilitar a aprendizagem de conteúdos de Fí­sica. O jogo de tabuleiro elaborado, foi produto da disciplina de mestrado, Análise e Desenvolvimento de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática e aplicado em uma turma de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública federal da cidade de Jataí­-GO. Os alunos demostraram motivação durante a aplicação da atividade, engajados nas discussões dos conceitos fí­sicos e interação com o grupo. Os resultados apresentados demonstraram que o jogo contribuiu de forma positiva para a aprendizagem dos conceitos supracitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Referências

FAVARETTO, Danilo Vieira. Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro para ensino de fí­sica.2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Fí­sica) –Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer e jogar.4. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MELO, Marcos Gervânio de Azevedo. A fí­sica no ensino fundamental: utilizando o jogo educativo “viajando pelo universo”. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2011.
PEREIRA, Ricardo Francisco. Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de fí­sica: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática) -Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.
PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polônia Altoé; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de fí­sica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, VII, 2009, Florianópolis, Atas... Florianópolis: UFSC, 2009. p. 12-23.
SANTOS JUNIOR, Benedito Diniz. Jogos matemáticos: metodologia de ensino baseada em jogos –uma experiência em sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática) –Universidade Federal do Maranhão, São Luí­s, 2015.
SCHROEDER, Edson. Conceitos espontâneos e conceitos cientí­ficos: o processo da construção conceitual em Vygotsky. Atos de pesquisa em educação, v. 2, n. 2, p. 293-318, 2007.
STAREPRAVO, Ana Ruth. O jogo e a Matemática no Ensino Fundamental. Curitiba: Renascer, 1999.
VALENTE, José Alexandre da Silva. Aconstrução de conceitos relacionados com os movimentos terra-lua-sol por alunos da E.J.A. í  luz da teoria histórico-cultural. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) –Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.
Referências utilizadas na elaboração das perguntas
AURÉLIO, Gonçalves Filho; TOSCANO, Carlos. Fí­sica: interação e tecnologia.2. ed. São Paulo: Leya, 2016.
BONJORNO, José Roberto. et al. Fí­sica: Mecânica.3. ed. São Paulo: FTD, 2016.
FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo de Toledo. Fí­sica: básica. Volume único.2. ed. São Paulo: Atual, 2004.
FUKUI, Ana; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ. Ser protagonista: fí­sica, 1º ano: ensino médio.3. Ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
GASPAR, Alberto. Compreendendo a Fí­sica: ensino médio.1. Ed. São Paulo: Ítica, 2010.
PIETROCOLA, Mauricio. et al. Fí­sica em contextos, 1: ensino médio.1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Dias, C. de B., Joel Oliveira Dias, & Gonçalves, M. S. da S. (2023). Desenvolvimento e análise de um jogo de tabuleiro para a aprendizagem de Força e a Primeira Lei de Newton no Ensino de Fí­sica. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 144–163. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70794

Edição

Seção

Artigos