Um quiz criado na plataforma Proprofs para Ensino e Avaliação de Conteúdo da Ondulatória fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70801

Palavras-chave:

Quiz, Ondulatória, Campo Conceitual

Resumo

O trabalho busca validar uma sequência didática fazendo uso de um quiz para apoiar o estudo sobre Ondas em uma turma de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental em Farias Brito, CE. O aporte teórico foi a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. O estudo foi qualitativo usando questionário estruturado com o recurso quizze. A intervenção ocorreu em 5 encontros, dos quais 3 foi presencial e os outros 2 de maneira remota, acompanhado pelo professor através das plataformas digitais. Evidenciou-se que a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas aumentaram positivamente. Através dos resultados obtidos nas respostas e nos debates em sala, pode-se diagnosticar uma evolução dos alunos em relação aos conceitos estudados, porém, para se obter o desenvolvimento de um Campo Conceitual é necessário que o indiví­duo vivencie diversas situações e problemas diferentes para o processo duradouro de um campo conceitual da fí­sica.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Feitosa, B. E. M., Filho, F. E. de S., & Dantas, C. R. da S. (2023). Um quiz criado na plataforma Proprofs para Ensino e Avaliação de Conteúdo da Ondulatória fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 108–123. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70801

Edição

Seção

Artigos